BRASIL
Em caso raro, mula dá à luz uma égua em fazenda
Animais são conhecidos pela infertilidade natural
Por Redação
Conhecidas por sua infertilidade natural, as mulas são normalmente incapazes de gerar descendentes. No entanto, Cigana conseguiu quebrar essa regra ao dar à luz uma potra saudável, graças a um raro caso de reprodução assistida realizado na região do Paraná.
Leia também
>> Reajuste da tarifa de ônibus em Salvador começa a valer neste sábado
O corretor de imóveis, Vinícius Chimirri, de Maringá, o responsável pelo feito detalhou sobre tudo o que aconteceu. Ele afirmou que geraram o embrião da potra ao inseminar a égua de alta linhagem Lança More Leo com o garanhão Kingfool OFV. Ambos possuem um histórico de conquistas em competições nacionais e internacionais.
“O embrião foi transferido para uma égua receptora, mas ela rejeitou a prenhez. Para nossa surpresa, o veterinário responsável, Dr. Eduardo, realizou uma nova tentativa usando uma mula, que revelou ter um útero saudável e apto para gestação”, explicou Vinícius ao GMC Online.
A mula, chamada Cigana ficou aos cuidados do hospital veterinário da Fazenda da Unicesumar. “Ela era usada como animal de serviço e foi deixada no hospital. Foi aí que o Dr. Eduardo teve a curiosidade de examinar seu útero e descobriu que ela poderia receber o embrião”, acrescentou Vinícius.
Atualmente, a mula está alojada em Mandaguaçu, onde segue cuidando da potra Galícia Foll. A gestação foi confirmada em janeiro de 2023, e, ao longo de 11 meses e 16 dias, a equipe proporcionou cuidados especiais à mula Cigana, incluindo aplicações semanais de progesterona para garantir a estabilidade da prenhez.
Leia também
>> Salvador celebra o verão com novos espaços e tradições; confira
O nascimento ocorreu no dia 31 de dezembro de 2024. A potra recebeu o nome de Galícia Fool, em homenagem à avó paterna, Miss Fortunes Fool, campeã mundial de provas de tambor. A linhagem, segundo Vinícius, é uma das mais prestigiadas do Quarto de Milha no Brasil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes