Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Em Salvador, Governo Federal lança incubadora de apoio a mídias negras e periféricas

Ação terá um investimento inicial de R$ 15 milhões para todo o país

Por Isabela Cardoso

26/05/2025 - 20:56 h
Autoridades presentes na mesa de abertura do lançamento da ação
Autoridades presentes na mesa de abertura do lançamento da ação -

O Governo Federal lançou a “Incubadora de Soluções para Mídias Negras e Periféricas Independentes” nesta segunda-feira, 26, em Salvador, durante a abertura do 15º Fórum da Internet no Brasil. A iniciativa é uma política pública inédita voltada ao fortalecimento de micro, pequenas e médias iniciativas jornalísticas com foco em mídias negras, periféricas e independentes.

Coordenada pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a incubadora integra o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial.

Segundo Thiago César, secretário-executivo da Secom-PR, a ação terá um investimento inicial de R$ 15 milhões para todo o país.

“Se nada for feito, o jornalismo pode desaparecer. E ao desaparecer o jornalismo, fatalmente a gente também cria um obstáculo que é a permanência da democracia brasileira. A existência da democracia e a existência do jornalismo são posições que se alimentam”, afirmou Thiago.

César destacou ainda o simbolismo de Salvador como ponto de partida da iniciativa. “Seria estranho se esse projeto nascesse nos grandes centros de informações que estão instalados. Então a gente nasce num lugar onde tem uma história, uma cultura negra abundante”, disse.

Democratização das verbas

A incubadora também dialoga com uma nova diretriz do governo federal de descentralizar o acesso às verbas públicas de comunicação. Thiago César anunciou que a Portaria 142, já em elaboração final, vai permitir que portais de menor porte acessem recursos destinados à publicidade institucional do governo federal.

"Toda a verba publicitária, todo o PIB publicitário da orçamento dos governos, que está no governo federal, está destinado a pequenos grupos e grupos que não são capazes de gerar informações", afirmou.

“É mais um passo importante para a gente criar uma estrutura de jornalismo que seja inclusiva, diversa, plural e geograficamente abundante”, destacou.

Lançamento da ação aconteceu nesta segunda-feira, 26
Lançamento da ação aconteceu nesta segunda-feira, 26 | Foto: Foto: Uendel Galter/ Ag A TARDE

Recorte racial

A mesa de abertura contou também com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, que reforçou o compromisso do governo estadual com a pauta racial. “O recorte racial é muito importante aqui pra gente. Jerônimo Rodrigues tem pedido que nós levemos essa pauta para as escolas, junto com a secretária da Educação, Rovena Brito”, disse.

Joazeiro ressaltou que o estado já conta com 83 agências de notícias distribuídas pelos territórios de identidade e cerca de 900 pessoas atuando em ações voltadas à educação midiática. Além disso, ele anunciou a instalação de 90 laboratórios de games em diferentes regiões e a criação de clubes de ciência com foco na democratização do acesso à tecnologia.

“Sem a imprensa, a gente não consegue ter democracia, sem ciência e tecnologia também a gente não consegue ter democracia. Talvez por isso, desmontagens que foram feitas nessas estruturas, com toda essa violência contra a imprensa e a negação da ciência, tem um porquê de querer que não recebam a violência [...] É fundamental uma presença política, não tem como a gente fechar os olhos para as dificuldades que têm origem na questão da raça, historicamente, que não foi construída e tratada pela nossa sociedade”, completou.

Base científica

Durante a mesa de abertura, o diretor-geral da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, ressaltou a importância de produzir dados e diagnósticos para embasar políticas públicas eficazes.

“Vamos fazer um diagnóstico sério, vamos buscar evidências científicas e vamos apontar direcionadores para as nossas políticas públicas, para que a mão do Estado chegue aos supostos invisíveis. Então, essa sensibilidade desses ministérios, de ser a responsável em todo esse projeto, é um indicativo efetivo, de que a Bahia e o Brasil não vão deixar ninguém para trás”, afirmou.

Educação e internet

O governador Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues | Foto: Foto: Uendel Galter/ Ag A TARDE

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também esteve presente no evento e falou sobre a importância da inclusão da pauta racial nas escolas e do uso da internet como aliada na formação cidadã.

“Para que esse ambiente seja um ambiente de fortalecimento da inclusão, do respeito. Nesse momento, a iniciativa, inclusive, a participação da SEPROMI, da gente garantir que a temática seja uma temática melhor divulgada, mais respeitada, esclarecida, porque nem sempre a gente consegue agilizar na velocidade que a internet tem dentro dos currículos escolares. Então a internet é um ambiente para que os jornalistas possam cada vez mais fortalecer esse tema de uma forma mais correta, de uma forma mais honesta e justa com o povo negro”, concluiu.

A mesa de abertura contou ainda com a presença de Andressa Almeida, assessora especial do MIR; Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Renata Mielli, do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Fórum da Internet no Brasil incubadora de mídias negras e periféricas política pública

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Autoridades presentes na mesa de abertura do lançamento da ação
Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

Autoridades presentes na mesa de abertura do lançamento da ação
Play

Vídeo: Estudante é agredida e ameaçada de morte por estar sem sutiã

Autoridades presentes na mesa de abertura do lançamento da ação
Play

Justiça nega remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

Autoridades presentes na mesa de abertura do lançamento da ação
Play

Pitbull ataca cadela que descansava durante passeio; veja vídeo

x