TRÁFICO INTERNACIONAL
Justiça Militar julga sargento preso com cocaína em avião da FAB
Sargento foi preso com 37 kg de cocaína na Espanha em 2019
O sargento da FAB (Força Aérea Brasileira) Manoel Silva Rodrigues, preso na Espanha em junho de 2019 com 37 kg de cocaína, é julgado nesta terça-feira, 15, pelo O STM (Superior Tribunal Militar). O julgamento começou por volta das 9h e o militar responde no Brasil por tráfico internacional de drogas.
O sargento está detido em Sevilha, já que foi condenado em 2020 pela justiça espanhola. Ele acompanha o julgamento desta terça através de videoconferência. O julgamento acontece em primeira instância e a decisão final ainda estará sujeita a recurso.
Em caso de condenação, a defesa do sargento pede que que a prisão já cumprida na Espanha seja abatida da pena dele. Um outro pedido foi que a justiça militar aplique uma pena menos severa com o tráfico de drogas do que a civil. Enquanto o Código Penal Militar prevê pena de 5 anos para o crime, a lei de drogas, de 2006, determina de 5 a 15 anos de prisão, além de multa.
Participam do julgamento, na sede do STM em Brasília, o juiz federal Frederico Magno de Melo Veras e quatro militares da aeronáutica, sendo um coronel e três capitães. Os integrantes do colegiado são escolhidos por sorteio entre os militares com patentes superiores às do acusado.
O sargento foi preso em 2019 quando ntegrava um voo de apoio à comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) em escala para uma reunião do G20 no Japão.
De acordo com uma investigação da Polícia Federal, o sargento transportou cocaína em pelo menos outras sete viagens oficiais em aviões da FAB em cumplicidade com pelo menos outros quatro militares da Aeronáutica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro