BRASIL
Lua de Sangue: eclipse lunar total será o mais longo do ano
Cor vermelha ocorre porque os gases atmosféricos espalham as cores azul e violeta
Por Isabela Cardoso

A Lua passará totalmente pela sombra da Terra na madrugada do dia 8 de setembro, e ganhará uma intensa coloração avermelhada. O fenômeno, conhecido como eclipse lunar total ou Lua de Sangue, será o mais longo do ano, com duração de aproximadamente 82 minutos.
No Brasil, o eclipse não poderá ser visto a olho nu, mas o Observatório Nacional vai transmitir o evento ao vivo em seu canal no YouTube, com início previsto para 12h (horário de Brasília). As imagens serão captadas em regiões onde o fenômeno estará completamente visível.
O que é um eclipse lunar total?
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse lunar total acontece quando Sol, Terra e Lua ficam alinhados, fazendo com que o satélite natural passe inteiramente pela sombra terrestre. Nesse momento, a luz solar é filtrada pela atmosfera da Terra e, ao atingir a Lua, confere o tom avermelhado característico.
Leia Também:
A cor vermelha ocorre porque os gases atmosféricos espalham as cores azul e violeta, permitindo que apenas as tonalidades próximas ao vermelho atravessem e alcancem a superfície lunar. Por isso, o fenômeno recebe o apelido de “Lua de Sangue”.
Como assistir ao eclipse mais longo de 2025
Quem estiver no Brasil poderá acompanhar o fenômeno pela internet. O Observatório Nacional fará a transmissão ao vivo no YouTube a partir das 12h do domingo, 7 de setembro, e também divulgará conteúdos em suas redes sociais.
No restante do mundo, o eclipse acontecerá entre 15h28 e 20h55 UTC (12h28 e 17h55 em Brasília), com o ápice da totalidade em diferentes cidades:
- Perth, Austrália: 1h30 às 2h52 (segunda-feira, 8 de setembro)
- Mumbai, Índia: 23h00 às 00h22 (domingo para segunda)
- Cairo, Egito: 20h30 às 21h52 (domingo, 7 de setembro)
- Cidade do Cabo, África do Sul: 19h30 às 20h52 (domingo, 7 de setembro)
Especialistas recomendam que, para acompanhar todo o processo, o público comece a observar cerca de 75 minutos antes da totalidade.
Próximo eclipse lunar total visível no Brasil
Segundo a NASA, o próximo eclipse lunar total visível no Brasil ocorrerá em 3 de março de 2026. O fenômeno será visto em grande parte do mundo, incluindo América do Norte e do Sul, Ásia Oriental, Austrália e Oceano Pacífico.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes