SEM LUZ
Ministro pede apuração após apagão que atingiu estados brasileiros
Apagão atingiu estados do Norte, Nordeste e parte do Sudeste, por volta de 8h20
Por ´Da Redação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação, além da investigação das causas do apagão que atingiu pelo menos 18 estados do Brasil e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, 15. O apagão aconteceu por volta de 8h20 e duas horas depois, a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida na maioria dos estados atingidos.
“O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho de nota. Apesar disso, no pronuciamento oficial, o ministério não estipulou um prazo para restabelecer energia.
O apagão atinge os estados de Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins, além do DF.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas a recomposição já foi iniciada.
Veja nota do Ministério na íntegra:
"O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente."
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes