LUTO
Morre Bela Zausner, pioneira da técnica de bebê de proveta na Bahia
Médica realizou primeira inseminação in vitro na Bahia

Por Da Redação

A médica e cientista Bela Zausner, pioneira da inseminação artificial na Bahia, morreu, aos 73 anos, nesta quarta-feira, 10, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada e não há informações sobre o velório e enterro de Zausner.
Leia também:
>>>Bahia atrai estrangeiros em busca de técnicas de reprodução
Zausner era formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e ficou reconhecida como especialista em Reprodução Humana, quando realizou a primeira fertilização in vitro na Bahia, em 1992.
A médica foi diretora da Clínica Gênese, centro especializado em Medicina Reprodutiva, onde dedicou sua carreira à geração de vidas através da inseminação. Foi em sua clínica que aconteceu a primeira inseminação artificial realizada na Bahia.
Com currículo amplo, a médica tinha experiência em técnicas de reprodução assistida, e foi reconhecida nacionalmente por suas contribuições no campo da saúde reprodutiva.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) lamentou a morte de médica. "Com notária relevância na prática da genética médica, foi pioneira no Norte-Nordeste em Reprodução Assistida e empreendeu, dentre outras funções, na sua clínica de reprodução humana que se tornou padrão exemplar na assistência aos casais em busca da chance de gerar filhos", diz a nota.
Primeiro bebê de proveta da Bahia
O médico Ronaldo Junior é um marco da medicina reprodutiva na Bahia. Ele foi o primeiro bebê de proveta nascido na Bahia, na cidade de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 200 km de Salvador. Para os pais do médico, o eletrotécnico Ronaldo Lima e a professora Rosângela Lima, o filho é um presente.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



