ALERTA
Nasa diz que Nordeste brasileiro pode ficar inabitável em 50 anos; entenda
Área deve registra aumento extremo das temperaturas em 50 anos
Por Da Redação

Um estudo realizado pela Nasa, agência espacial americana, indicou que alguns lugares do mundo podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas com o aumento da temperatura. Conforme indicou o levantamento, as áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão incluídas na lista das cinco regiões da Terra onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos.
O avanço das temperaturas é uma das principais consequências das mudanças climáticas e de acordo com cientistas, a expectativa é que o mundo continue a esquentar.
O alerta de que parte do mundo pode se tornar inabitável veio de um estudo integrado por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O trabalho analisou os extremos de calor e umidade e foi publicado na revista científica Science Advances.
Para realizar o estudo, Raymond se baseou em imagens de satélite e projeções de temperatura de bulbo úmido. Esta medida de conforto térmico considera não apenas a temperatura, mas também a umidade do ar.
Confira as áreas que poderão ficar “inabitáveis”:
Sul da Ásia : a região poderá registrar temperaturas de bulbo úmido superiores a 35 graus Celsius até 2070. Isso significa que a combinação de calor e umidade poderá atingir níveis perigosos para a saúde humana, mesmo para pessoas saudável.
Golfo Pérsico e Mar Vermelho: com temperaturas que já são extremamente elevadas a previsão é de que aumentarão ainda mais nas próximas décadas. A combinação de calor e umidade poderá tornar a região inabitável até 2070.
Partes da China, Sudeste Asiático e Brasil: regiões essas também poderão enfrentar condições inabitáveis nas próximas décadas, embora o prazo exato seja mais incerto. Porém, a derrubada de árvores e o consumo irresponsável de recursos naturais podem provocar um aumento no aumento da temperatura.
VEJA MAIS
>> Alta dos combustíveis faz venda de carros elétricos crescer 146% no Brasil
>> Acidente com ônibus deixa duas pessoas feridas em Salvador
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes