BRASIL
Nova variante da Covid é encontrada em pacientes no Rio; saiba mais
A XEC, como foi batizada, é uma derivação da Ômicron
Por Da Redação
Pacientes do Rio de Janeiro foram diagnosticados com uma nova variante do vírus da Covid. Batizada de XEC, a derivação da Ômicron estava se espalhando em outros países e foi identificada também no Brasil. Os casos foram identificados pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
De acordo com a Fiocruz, duas pessoas que residiam no Rio de Janeiro (capital) e não viajaram para o exterior recentemente foram os primeiros casos registrados da variante. Os pacientes são homem de 45 anos de idade e uma mulher de 61 anos. Eles tiveram sintomas na segunda semana de setembro.
Leia Mais:
>> Governo Federal decide nesta terça implementação do horário de verão
>> Pix agora vai precisar de 'cadastro especial'; saiba como fazer
A Secretaria Estadual de Saúde informou que os dois pacientes se curaram depois de sintomas leves, parecidos com o de um resfriado. Além disso, dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e do Infogripe, da Fiocruz, não indicam alta nos casos de Covid na cidade.
No final de setembro, a XEC foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante sob monitoramento. A linhagem possui mutações no genoma que são suspeitas de afetar o comportamento do vírus e se observam sinais de “vantagem de crescimento” em relação a outras variantes em circulação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes