BRASIL
Ondas de calor podem aumentar conta de luz em 5,6%, diz Aneel
Especialista em finanças pessoais explica como não extrapolar o orçamento
Por Da Redação
Mesmo com a chegada do outono, prevista para acontecer nesta quarta-feira, 20, a tendência é que o calor continue presente no dia a dia dos brasileiros. O clima abafado faz com que o consumo de energia elétrica continue alto por parte das pessoas, o que acaba sendo refletido na conta de luz, gerando assim gastos maiores do que o esperado.
Leia mais
>> Poste fica pendurado pelos fios após batida de carro na Paralela
Segundo dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a projeção para 2024 é de um aumento na conta de luz de 5,6% acima da inflação, estimada em 3,9% pelo mercado financeiro. No ano passado, a Aneel previa uma alta de 6,8%, no entanto, a elevação foi de 5,9%.
O especialista em finanças pessoais João Victorino afirma que o verão é um período em que a conta de energia elétrica de parte da população costuma aumentar, justamente porque as pessoas tendem a ligar ventilador e ar condicionado com uma maior frequência. No entanto, isso tem acontecido até mesmo fora da estação mais quente do ano.
De acordo com João, é preciso tomar cuidado. “Não está proibido usar a própria energia elétrica, ainda mais com as fortes ondas de calor que enfrentamos, mas é preciso cautela para que os gastos não sejam altos a ponto de prejudicar o seu orçamento. Também existe a questão ambiental, precisamos ser conscientes. Ao invés de ligar o ar condicionado o dia inteiro, por que não alterar momentos com apenas ventilador ou janelas abertas?”, pontua.
Além disso, o especialista afirma que a conta de luz, assim como a conta de água, é um dos gastos considerados essenciais e não deve ser acertada com atraso, portanto, é importante ter um dinheiro separado para essa finalidade. Afinal, pior do que ter que desembolsar altas quantias para quitar a conta de energia elétrica mais altas do que o normal, é ter a mesma cortada ‘de repente’.
Para João, planejar é o segredo para evitar gastar muito. “Ter um planejamento financeiro bem estruturado é fundamental para todas as situações da vida, principalmente neste período de calor, onde muitos não irão abrir mão do consumo de energia. Desta forma, se você já tem uma reserva para gastos que muitas vezes extrapolam o orçamento, será mais fácil de lidar com a conta mais cara durante alguns meses do ano”, finaliza.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes