OURO MIL
Operação da PRF em terra yanomami deixa 4 garimpeiros mortos
PRF diz que garimpeiros estavam com armamento de grosso calibre e atiraram contra agentes
Por Da Redação
Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), neste domingo, 30, dentro da terra indígena yanomami, em Roraima, resultou na morte de 4 garimpeiros que atuavam ilegalmente na região.
De acordo com a PRF, durante a operação "Ouro Mil", os garimpeiros estavam "munidos de armamento de grosso calibre”, e teriam atirado contra os agentes, enquanto tentavam desembarcar do avião da corporação, momento no qual os policiais teriam revidado. A PRF disse ainda que os criminosos atiraram com o objetivo de “repelir a atividade de repressão ao garimpo ilegal”.
Ainda de acordo com a PRF, esta não é a 1ª vez que agentes federais são recebidos com tiros por garimpeiros ilegais nas terras dos yanomamis. Existem registros ainda de acampamentos clandestinos nas comunidades Maikohipi e Palimiú, que, de acordo com a corporação, tem o objetivo de “inibir o trabalho de desintrusão das terras demarcadas”.
A "Ouro Mil" foi realizada um dia depois de garimpeiros balearem 3 indígenas na comunidade Uxiú, em Roraima. Uma pessoa foi morta e outras duas ficaram feridas.Após o ato, o governo federal enviou uma comitiva para o Estado com o objetivo de reforçar as ações de retirada de garimpeiros da terra yanomami.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes