Operação da PRF em terra yanomami deixa 4 garimpeiros mortos | A TARDE
Atarde > Brasil

Operação da PRF em terra yanomami deixa 4 garimpeiros mortos

PRF diz que garimpeiros estavam com armamento de grosso calibre e atiraram contra agentes

Publicado segunda-feira, 01 de maio de 2023 às 13:52 h | Atualizado em 01/05/2023, 14:16 | Autor: Da Redação
PRF diz que não é a 1ª vez que agentes federais foram recebidos com tiros por garimpeiros ilegais nas terras dos yanomamis
PRF diz que não é a 1ª vez que agentes federais foram recebidos com tiros por garimpeiros ilegais nas terras dos yanomamis -

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), neste domingo, 30, dentro da terra indígena yanomami, em Roraima, resultou na morte de 4 garimpeiros que atuavam ilegalmente na região.

De acordo com a PRF, durante a operação "Ouro Mil", os garimpeiros estavam "munidos de armamento de grosso calibre”, e teriam atirado contra os agentes, enquanto tentavam desembarcar do avião da corporação, momento no qual os policiais teriam revidado. A PRF disse ainda que os criminosos atiraram com o objetivo de “repelir a atividade de repressão ao garimpo ilegal”.

Ainda de acordo com a PRF, esta não é a 1ª vez que agentes federais são recebidos com tiros por garimpeiros ilegais nas terras dos yanomamis. Existem registros ainda de acampamentos clandestinos nas comunidades Maikohipi e Palimiú, que, de acordo com a corporação, tem o objetivo de “inibir o trabalho de desintrusão das terras demarcadas”.

A "Ouro Mil" foi realizada um dia depois de garimpeiros balearem 3 indígenas na comunidade Uxiú, em Roraima. Uma pessoa foi morta e outras duas ficaram feridas.Após o ato, o governo federal enviou uma comitiva para o Estado com o objetivo de reforçar as ações de retirada de garimpeiros da terra yanomami.

Publicações relacionadas