MORTE DE CRUSTÁCEOS
Pescadores acusam empresa de descarte inadequado de químicos
Intermarítima alega que denúncia não procede e nega utilização de produtos químicos
Por Da Redação
Pescadores da praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, acusam a empresa Intermarítima, empresa de logística e portuária local, de despejo de produtos químicos no mar. Segundo eles, a água da chuva arrastou resíduos desses produtos, provocando a morte de milhares de siris e outros crustáceos. O grupo realizou uma manifestação no início da tarde desta sexta-feira, 12, em frente à empresa.
Em nota, a empresa informou que o terminal portuário é licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e "segue rigorosamente todos os protocolos ambientais". Além disso, a Intermarítima afirmou que "não manuseia produtos químicos, apenas granel sólido, em sua maioria fertilizantes para agricultura, com todas as medidas de segurança que impedem qualquer possibilidade de vazamento. Portanto, a denúncia não procede".
"A Intermarítima é rigorosa em políticas ambientais e mantém saudável relacionamento com a comunidade. Políticas socioambientais são adotadas com eficácia em todos os seus projetos e regiões de atuação, contando com o apoio das lideranças locais", informou outro trecho da nota.
A Polícia Militar chegou a ser acionada e informou que policiais da 19ª CIPM foram informados sobre a manifestação na Rua Doutor Eduardo Dotto, em São Tomé de Paripe. A corporação disse ainda que não houve bloqueio da via e as guarnições permaneceram na região até o término do ato.
Siris, camarões e mariscos foram encontrados mortos na faixa de areia da praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, na quinta-feira, 11. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os crustáceos em enorme quantidade na calçada da orla.
A equipe de reportagem também entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), mas não obteve retorno até o momento da publicação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes