SECA SEVERA
Pescadores resgatam 300 peixes em lamaçal no Rio Paraguai
Pescadores enfrentam seca severa e salvam centenas de peixes no Paraguai
Por Da Redação
Na última quinta-feira, 12, pescadores realizaram um resgate para salvar mais de 300 peixes presos em um lamaçal no Rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul. Dinho Barreiro, de 46 anos, e sua equipe encontraram os peixes na região da ilha de San Alberto, no Paraguai, próximo a Porto Murtinho (MS). Utilizando baldes e criando uma valeta, os pescadores direcionaram os peixes para áreas mais profundas do rio, que atualmente enfrenta uma seca severa e está quatro metros abaixo do nível médio para esta época do ano. Parte dos peixes, da espécie pintada, não sobreviveu.
O nível do Rio Paraguai está atualmente em 89 centímetros em Porto Murtinho, conforme o último relatório do Serviço Geológico Brasileiro (SGB), bem abaixo do nível normal de 4,92 metros para esta época do ano. Barreiro relatou que a equipe viu centenas de peixes mortos e outros sufocados em uma baía seca. A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada, mas informou que não podia atender ao caso devido à localização em território paraguaio. Em resposta, os pescadores decidiram proceder com o resgate por conta própria.
Leia mais:
>> Mulher é esfaqueada 33 vezes em tentativa de feminicídio
>> Cachoeira seca totalmente em MG; região não chove há mais de 100 dias
>> "Separar o joio do trigo", diz Dino sobre abuso cometido por policiais
Barreiro explicou que a equipe conseguiu salvar mais de 300 peixes em dois grupos: o primeiro resgatou mais de 200 pintados e cacharas, e o segundo, mais de 100. A PMA esclareceu que não pôde intervir devido à natureza internacional da ocorrência, enquanto as autoridades de Mato Grosso do Sul seguem monitorando a situação da seca. O Rio Paraguai, que atravessa o Cerrado, Pantanal e o Chaco, tem registrado níveis historicamente baixos desde o início de 2024, com o menor nível registrado em julho em quase 60 anos. A seca também tem comprometido a navegabilidade e o abastecimento de água na região.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes