RECUPERAÇÃO?
Porto Alegre planeja limpeza da cidade com estabilidade do Guaíba
Previsão é que nível do Guaíba estabilize abaixo dos 5 metros na próxima semana
Mesmo com a sequência de chuvas e acima dos 5 metros, o nível do Guaíba é considerado estável e a prefeitura de Porto Alegre espera uma queda no nível da água para os próximos dias. Os dados são da régua de medição da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas) e ANA (Agência Nacional de Águas).
Segundo o IPH (Instituto de Pesquisas Hidrológicas) da UFRGS, é previsto uma estabilização para o Guaíba. O nível deve se estabilizar nos 5 metros nesta quarta-feira, 15, e cair para a média de 4 metros durante a sequência da semana. A previsão é de uma redução gradual, a depende das futuras chuvas.
Leia Mais:
>> Presidente Lula volta ao Rio Grande do Sul nesta quarta
>> Quase 80 mil pessoas estão em abrigos no RS; mortes chegam a 149
"Considerando a elevada duração prevista e o repique da cheia com subida de níveis, recomenda-se manter a atenção a todas as áreas de risco, incluindo aquelas em que a inundação teve redução; atenção especial a população afetada; e ações imediatas para reestabelecimento de infraestruturas e manutenção de serviços essenciais como o saneamento básico", aconselhou o IPH.
Com isso, a Prefeitura de Porto Alegre diz que "é hora de começar a limpar nossas vias". Outros municípios do Rio Grande do Sul chegaram a começar a limpeza no final de semana, mas o serviço foi interrompido por causa de novas chuvas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes