Relator busca votação rápida de projeto sobre Frei Galvão | A TARDE
Atarde > Brasil

Relator busca votação rápida de projeto sobre Frei Galvão

Publicado quarta-feira, 11 de abril de 2007 às 18:54 h | Autor: Agencia Estado

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), um dos autores do projeto que cria o feriado de Frei Galvão em 11 de maio de 2007, informou que o relator da matéria na Câmara, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já iniciou negociação com as lideranças para acelerar a votação da proposta. O objetivo, segundo ele, é fazer uma costura política para evitar que haja obstrução na tramitação do projeto. "O tempo é curto", comentou Otávio Leite, lembrando que o feriado, se for aprovado, deve ocorrer em trinta dias.

O deputado informou que seu projeto deverá tramitar em conjunto com o do Senador Francisco Dornelles (PP-RJ), já aprovado pelo Senado e encaminhado hoje à Câmara. Leite disse que caso seja aprovada a emenda da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que prevê a criação do dia de Frei Galvão mas sem feriado ou ponto facultativo, o projeto terá que ser novamente examinado pelo Senado.

"Para nós, católicos, o que importa é a homenagem a Frei Galvão", afirmou. Segundo ele, a idéia de instituir o feriado este ano é permitir uma mobilização de devotos em todo o País em 11 de maio, quando o papa Bento XVI, em visita ao Brasil, anunciará a canonização do primeiro santo brasileiro. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), já marcou para o dia 18 de abril a votação do projeto.

Publicações relacionadas