Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

DICAS DE PREVENÇÃO

Saiba como não cair no golpe da prova de vida do INSS

Mesmo com obrigatoriedade da prova de vida presencial suspensa desde fevereiro, golpes têm acontecido

Da Redação
Por Da Redação
As dicas para não cair no golpe são não enviar dados a não ser pelo aplicativo Meu INSS e ficar atento aos números que são usados pelo órgão para fazer contato com os clientes
As dicas para não cair no golpe são não enviar dados a não ser pelo aplicativo Meu INSS e ficar atento aos números que são usados pelo órgão para fazer contato com os clientes - Foto: Divulgação

Devem ser redobrados os cuidados ao responder mensagens que se apresentam como do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que podem ser enviadas por carta, e-mail, telefone, SMS e WhatsApp, principalmente as que pedem para clicar em link e enviar dados.

Golpistas têm se aproveitado da desinformação para fazer contato com aposentados, pensionistas e beneficiários INSS de maneira geral para dizer que se estes não enviarem seus dados, poderão ter seus benefícios suspensos.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A prova de vida presencial está suspensa desde fevereiro. Consignado do INSS, comprovante de vacinação e Imposto de Renda podem ser utilizados como o equivalente à prova de vida quando o órgão não conseguir checar se o aposentado ou titular de benefício fez movimentação registrada nas bases de dados dos governos federal, estadual ou municipal ou instituição privada.

As dicas para não cair no golpe são não enviar dados a não ser pelo aplicativo Meu INSS e ficar atento aos números que são usados pelo órgão para fazer contato com os clientes: por SMS, sempre o 280-41, que nunca enviará links, e para chamada telefônica, atendentes podem ligar através do 135. A biometria deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

aposentadoria aposentados golpe INSS pensionistas prova de vida

Relacionadas

Mais lidas