Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

ECONOMIA DO CUIDADO

Se fosse computado, trabalho invisível feminino aumentaria PIB em 8,5%

Assunto ganhou destaque por ter sido tema da redação do ENEM

Da Redação
Por Da Redação

Chamadas de trabalhos invisíveis pelo fato de não serem remuneradas, as tarefas domésticas e de cuidados com crianças, idosos, pessoas com deficiência e animais de estimação, se fossem computadas, fariam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentar consideravelmente.

Segundo pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), se contabilizado apenas o trabalho invisível feminino, o PIB brasileiro seria 8,5% maior. Se somados os trabalhos invisíveis de homens e mulheres, o PIB brasileiro aumentaria 13%.

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O assunto ganhou destaque por ter sido tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no último domingo, 5. No editorial de A TARDE desta terça-feira, 7, a iniciativa de inserir a temática na prova foi classificada como oportuna e instrutiva.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

cuidado economia do cuidado Enem trabalho doméstico trabalho invisível

Relacionadas

Mais lidas