Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

LIBERDADE DE EXPRESSÃO?

STF absolve Marco Feliciano em ação criminal movida por Caetano

O deputado fez publicações sobre o cantor, que afirmou ter sido alvo de injúria e difamação

Da Redação
Por Da Redação
Caetano moveu duas queixas-crimes contra deputado por injúria e difamação
Caetano moveu duas queixas-crimes contra deputado por injúria e difamação - Foto: Agência Câmara

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiram manter a absolvição do deputado federal Marco Feliciano de ações feitas por Caetano Veloso. A maioria dos magistrados seguiu o voto da relatora Rosa Weber, que decidiu não dar seguimento aos recursos.

O cantor entrou com duas queixas-crimes contra Feliciano por injúria e difamação. Em 2017, o parlamentar fez publicações nas redes sociais e em 2018, deu uma entrevista ao programa Pânico, da rádio Jovem Pan. Segundo argumento da defesa de Caetano, o deputado promoveu a incitação da prisão do cantou; afirmou que “ele estuprou” a esposa, Paula Lavigne; vinculou a imagem de Veloso à pedofilia ao dizer “isso é estupro de vulnerável, isso é pedofilia”; e fez injúrias como “hipócritas”, “superseres”, etc;

Tudo sobre Brasil em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“Não há discussão racional. Não há respeito. Não há debate de ideias. Não há conteúdo argumentativo”, afirmou a defesa.

Ainda segundo a defesa, o deputado teria abusado dos direitos de liberdade de expressão e crença, usando seu discurso e postagens para ofender a honra do artista. O Tribunal entendeu que não houve violação direta à Constituição e, seguindo o enunciado 279 do STF, não poderia reexaminar as provas, pois “para simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário”.

Acompanharam o voto da relatora os ministros Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Edson Fachin, André Mendonça, Dias Toffoli, Luiz Fux, Nunes Marques e Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes votou contra.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

absolvição caetano veloso Marco Feliciano STF

Relacionadas

Mais lidas