Uso de máscara em ambiente aberto pode não ser mais obrigado no Rio de Janeiro | A TARDE
Atarde > Brasil

Uso de máscara em ambiente aberto pode não ser mais obrigado no Rio de Janeiro

Publicado segunda-feira, 18 de outubro de 2021 às 16:02 h | Atualizado em 18/10/2021, 16:04 | Autor: Da Redação
Foto: Marcelo Camargo I Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo I Agência Brasil -

O Rio de Janeiro pode ser o primeiro estado do Brasil a retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em espaços abertos. Apesar do temor e alerta dos especialistas, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, afirmou nesta segunda-feira, 18, que este momento pode estar próximo e a medida pode entrar em vigor já na próxima terça-feira, 26.

"Cada dia mais a gente está tendo mais segurança das nossas medidas de abertura, e cada dia mais nós podemos voltar um pouco mais a viver com normalidade", disse Soranz à TV Globo. A expectativa do poder público é até a data prevista ter vacinado 65% dos residentes do estado com as duas doses do imunizante, ou com a dose única da Janssen.

"A gente vai fazer isso com muita cautela, utilizando os melhores dados científicos para nós possamos, aos poucos, retomar aquilo que a gente perdeu nesse momento tão difícil que foi a pandemia da covid-19", acrescentou o titular da pasta.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD-RJ), já manifestou a sua intenção de retirar a obrigatoriedade do uso em ambientes abertos e sem aglomeração.

Na Bahia, o governador Rui Costa (PT) não deu nenhum sinal de que pretende tomar a mesma medida. Já o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), afirmou que em dezembro pode anunciar qual a posição da Prefeitura acerca da manutenção da obrigação do uso do equipamento de proteção individual, que também pode abrir margem para a realização do Carnaval.

Publicações relacionadas