BRASIL
Venda no comércio varejista cresce 0,6% de junho para julho
A alta veio depois de uma queda de 0,9% na passagem de maio para junho
Por Agência Brasil
O volume de vendas do comércio varejista avançou 0,6% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. A alta veio depois de uma queda de 0,9% na passagem de maio para junho. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12).
O varejo também apresentou altas na comparação com julho do ano passado (4,4%), no acumulado de 2024 (5,1%) e no acumulado de 12 meses (3,7%). O crescimento de 4,4% em relação a julho de 2023 é a 14ª alta consecutiva deste tipo de comparação.
Leia mais
>> Varejo na Bahia registra crescimento de 1,9% em agosto
>> Inflação provocada por seca não se resolve com juros, diz Haddad
>> Setor de serviços cresce 1,2% em julho frente a junho e renova recorde
Entre junho e julho deste ano, cinco das oito atividades pesquisadas no varejo apresentaram alta: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,1%), tecidos, vestuário e calçados (1,8%), hipermercados e supermercados (1,7%), e móveis e eletrodomésticos (1,4%).
Duas categorias registraram queda: artigos farmacêuticos e perfumaria (-1,5%) e combustíveis e lubrificantes (-1,1%). O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria teve variação próxima da estabilidade (0,1%).
A receita nominal do varejo aumentou 0,9% em relação ao mês anterior, 9,2% em comparação a julho de 2023, 8,4% no acumulado do ano e 6,5% nos últimos 12 meses.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes