REVELAÇÃO
VoePass: Último áudio da caixa-preta revela gritos dos passageiros
Os investigadores indicam que a análise dos áudios da cabine por si só não revela a causa aparente da queda
O áudio da caixa-preta do avião da VoePass, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9/8), foi divulgado pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com as informações do aparelho, o último som registrado pelos gravadores foram os gritos dos passageiros.
De acordo com os investigadores, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva notou que a aeronave estava perdendo altitude e alertou o piloto Danilo Santos Romano sobre a necessidade de estabilizar o avião. A diferença de tempo entre a percepção da perda de altitude e a queda foi de aproximadamente um minuto.
Leia também:
>> ‘O que está acontecendo?’: revelado últimos momentos de avião que caiu
>> Brasil figura entre países com menores riscos de acidentes aéreos
>> Cenipa orientou reforço do treinamento de pilotos de ATR em 2021
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Cenipa, desmentiu a divulgação dos áudios das caixas-pretas. 'Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo, conhecidos como caixas-pretas, da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (09/08)', afirma o comunicado."
Ainda de acordo com a FAB, o relatório preliminar sobre a queda do avião da VoePass em Vinhedo (SP) deve ser divulgado em até 30 dias. Os investigadores esperam apresentar um desfecho junto com o relatório e descrevem a tragédia como 'nebulosa'.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro