CARNAVAL
Expo celebra Carnaval e estimula negócios
Evento encerra com expectativa para retomada da festa, que promete alavancar lucros e levar alegria
Por Priscila Dórea

Foram nos dias logo após o Carnaval de 2020 que as pessoas precisaram se isolar por causa do Covid-19 e em breve, no primeiro bimestre de 2023, vai ser com o Carnaval que todos, verdadeiramente, vão comemorar o fim da pandemia. Seja isso uma previsão ou o futuro certeiro, essa é, absolutamente, a expectativa das empresas que participaram da 1ª Expo Carnaval Brazil, que teve seu último dia de evento no sábado, 15, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio..
“Além da pandemia e da retomada, tivemos também a discussão sobre os circuitos, que foi duradoura e decidida quase em cima da hora porque as pessoas precisam se organizar e isso pode levar até três meses. Hoje, o que eu posso dizer é que a expectativa é muito grande, e a divulgação está sendo feita nacional e internacionalmente, e a procura já cresce”, explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav BA), Jorge Pinto.
> Leia Mais: Evento dá pontapé inicial para o próximo Carnaval de Salvador | A TARDE
Blocos e camarotes que haviam 'saído' de Salvador estão voltando, explica o presidente do bloco As Muquirana e vice-presidente do Conselho Municipal do Carnaval e Festas Populares (Comcar), Washington Paganelli. "As expectativas estão muito boas e produtivas. A importância econômica do Carnaval para a cidade é imensa, pois é uma festa plural que traz ganhos para toda a cidade", afirma.
A gerente geral do Hotel Pedra da Concha (Rio Vermelho), Daniela Soares, estava na Expo e enfatiza que, mais importante do que as altas expectativas para o Carnaval, é estar preparada para essa demanda, quer ela alcance as estimativas ou a exceda. "Esperamos que em 2023 tenhamos um Carnaval que a gente nunca tenha visto antes. Afinal, foram dois anos sem festa, as pessoas estão com essa febre de se relacionar. Por isso, estamos nos preparando para receber a demanda que for, já com reservas tanto para Carnaval quanto para a Festa de Iemanjá. As pessoas estão animadas e nós também", afirma.
E se preparar para a multidão que o Carnaval 2023 está prometendo é imprescindível, afirma o consultor comercial da Camisa de Latinha - empresa que produz cerca de 300 mil abadás em cada Carnaval -, Paulo Almeida. “Estamos nos preparando há seis meses para a demanda que vai vir e que o setor de turismo está estimando. Um evento como essa Expo serve justamente para balizar o que será esse Carnaval e para mostrar a magnitude do Carnaval da Bahia”, enfatiza.
Encontro
A ideia da Expo Carnaval Brazil - evento que tem o apoio da Prefeitura de Salvador - surgiu a partir de uma série de encontros que os gestores dos Carnavais de Salvador, Olinda, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília realizaram durante a pandemia, afirma o assessor de gestão da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Guilherme Lourenço.
“Agora que ela se tornou real, se mostrou uma importante oportunidade de mostrar o Carnaval de mais de 5 milhões de pessoas em Belo Horizonte para tanta gente que ainda não o conhece. Um carnaval democrático, acessível, gratuito e sem corda. Essa troca de experiências permitida pela Expo é importante e trará muitos resultados positivos para os carnavais que estão por vir, em todo o Brasil", afirma o assessor de gestão.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes