CARNAVAL
Foliões são acolhidos após ataque de ansiedade no Carnaval
110 pessoas apresentaram sintomas como angústia, falta de ar e pânico
Por Da Redação
A agitação, o som alto e a multidão são os fatores que mais colaboram para desencadear o ataque de ansiedade nos foliões durante os dias de Carnaval em Salvador. Angústia, falta de ar, irritabilidade, pânico, coração acelerado, náuseas, tremores e sudorese, são sintomas de que a pessoa está passando pelo processo e pode levar a uma crise no circuito da festa.
Ao todo, 110 atendimentos foram realizados pelas equipes especializadas em saúde mental nos módulos assistenciais do Carnaval 2024, serviço inédito oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Após avaliação parcial feita pela Rede de Atenção Psicossocial do município, foi possível perceber um aumento da procura por atendimentos de pessoas com sintomas e quadros de ansiedade. É estimado que 65% dos atendimentos em saúde mental nas unidades da folia foram relacionados aos transtornos ansiosos.
Esse dado dialoga com a realidade mundial, que aponta para o aumento deste tipo de condição. Segundo dados da OMS, o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países com a população mais ansiosa do mundo.
Os atendimentos acontecem das 19h às 7h nos módulos de saúde do Farol da Barra, Sabino Silva, Milton Santos, no circuito Dodô; Piedade e Montanha no circuito Osmar, durante todos os dias de festa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes