TRADIÇÃO
Inscrições para Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026 estão abertas
Mudança no regulamento elimina exigência de peso e amplia chances para candidatos que sonham comandar a alegria do Carnaval de Salvador

Por Beatriz Santos

As inscrições para ser Rei Momo do Carnaval de Salvador 2026 estão abertas até o dia 29 de janeiro, prazo final para quem deseja concorrer a um dos postos mais simbólicos da folia.
A escolha do personagem, que tradicionalmente recebe as chaves da cidade e dá início oficial às festas, já está em andamento e movimenta candidatos interessados em representar o espírito carnavalesco na capital baiana.
A seleção é realizada pela Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Salvador. Os postulantes têm até o dia 29 para se inscreverem diretamente na sede da Rádio Piatã FM, no Shopping Bela Vista (Piso L2, Asa Sul).
Leia Também:
Para participar do processo, os interessados precisam ter idade a partir de 18 anos e apresentar uma lista de documentos: RG, CPF, comprovante de residência, antecedentes criminais, currículo e, obrigatoriamente, atestado médico de saúde, comprovando aptidão física para encarar a maratona carnavalesca.
A grande novidade deste ano, segundo a Federação, é a retirada da exigência de peso, permitindo que candidatos concorram independentemente da condição física.
“Para participar do processo é simples. O regulamento não impõe que este ou aquele candidato esteja acima do peso, basta ser desembaraçado, astral e com a saúde boa para encarar os dias da folia", explicou Jairo da Mata, presidente da Federação das Entidades Carnavalescas e Culturais da Bahia
"A ideia é atrair candidatos que sejam carnavalescos, que tenham conhecimento da nossa cultura e que correspondam às regras do concurso. O objetivo da seleção é manter viva a imagem do personagem (Rei Momo) da alegria”, completou.
A seletiva está marcada para o dia 6 de fevereiro, quando os inscritos serão avaliados pela capacidade de representar o reinado de Momo. O vencedor receberá um prêmio de R$ 10 mil.
No Carnaval de Salvador, a escolha do Rei Momo através do concurso começou em 1990, sob organização da Federação. Ao longo dos anos, diversos nomes já ocuparam o posto, como o proprietário do restaurante Cantina da Lua, Clarindo Silva, em 2008; o cantor e compositor Gerônimo Santana, em 2009; e o guitarrista e compositor Pepeu Gomes, em 2010.
Durante os anos de 2021 e 2022, por conta da pandemia, o Carnaval não ocorreu e não houve concurso. Em 2023, com a retomada da festa, Alan Nery, eleito anteriormente em 2015 e 2017, voltou a ser escolhido para comandar o reinado da folia.
A tradição do Rei Momo remete ao deus grego da zombaria e se consolidou como figura dos carnavais sul-americanos desde o século XIX. O personagem simboliza a permissão para a “desordem” típica do Carnaval e, por isso, recebe simbolicamente do prefeito as chaves da cidade.
Em Salvador, o primeiro Rei Momo foi escolhido em 1959, em um concurso patrocinado pela rádio Excelsior. O funcionário público Milton Ferreira da Silva, conhecido como Ferreirinha, tornou-se o primeiro e mais longevo regente carnavalesco da capital baiana, ao afirmar que passaria a coroa apenas para o filho após sua morte.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



