BENEFÍCIOS
Carnaval: ambulantes terão higiene, comida, descanso e ônibus de graça
Além dos benefícios, os trabalhadores terão isenção de taxa para a festa momesca

Por Yuri Abreu, Luiza Nascimento e Brenda Lua

Os vendedores ambulantes que atuarão no Carnaval de Salvador 2026 terão uma série de benefícios durante a folia. Repetindo a estatégia do festejo passado, os profissionais contarão com alimentação, transporte e higiene gratuitos, além de isenção de taxas.
No entanto, há uma novidade para a edição: desta vez, a festa momesca irá dispor de espaços para descanço dos profissionais.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), durante a entrega de uma obra de contenção de encosta, no bairro Matatu de Brotas, nesta quarta-feira, 21.
"Restaurantes populares, o transporte gratuito, nós vamos ter locais para higienização e para descanso para os ambulantes. Já definimos esses locais", disse em entrevista coletiva.
Segundo o gestor municipal, empresas da iniciativa privada cederam gratuitamente os espaços que serão destinados à montagem dos restaurantes e salas de descanso. Além disso, os profissionais terão isenção de pagamento de qualquer taxa.
"Não tenho dúvidas que o apoio aos ambulantes aos catadores será o maior de toda a história que a Prefeitura já fez, dando a eles melhores condições de trabalho", garantiu.
Leia Também:
Isenção de blocos afro
Pela terceira vez, a Prefeitura de Salvador concederá a remissão de dívidas e a isenção permanente de tributos a entidades culturais e carnavalescas de matriz africana, indígena e a outros grupos culturais tradicionais sem fins lucrativos.
"Vamos mandar no dia 2 de fevereiro, quando abrir a Câmara, a isenção definitiva dos votos afro e a remissão de qualquer eventual débito que tenha", explicou Bruno.
No entanto, enquanto a isenção não foi regulamentada, haverá a suspensão por 90 dias esses débitos. Desta forma, todos podem tirar das certidões para desfilar e se habilitar e receber os recursos da Prefeitura, Governo do Estado e do Governo federal.
Expectativa para folia momesca
De acordo com o gestor da pasta municipal, o Carnaval de Salvador espera cerca de um milhão e 200 mil turistas nas ruas. "Vamos bater recordes. Batemos no Bonfim, como estamos batendo em todo o verão, com a expectativa muito grande".
Bruno Reis também enfatizou que tem conversado com produtores de camarotes e blocos, que afirmaram ter vendido cerca de "15 a 20% acima do ano passado". "Então isso é sinal de uma grande procura do folião, seja local, como também de diversas pessoas que vêm dos quatro cantos do Brasil e do mundo para curtir essa que é a maior festa de rua do planeta", finalizou o prefeito.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



