Mudança de circuito no Carnaval é apresentada de forma oficial | A TARDE
Atarde > Carnaval

Mudança de circuito no Carnaval é apresentada de forma oficial

Documento agora segue para a equipe técnica da Prefeitura

Publicado quinta-feira, 18 de agosto de 2022 às 20:09 h | Atualizado em 18/08/2022, 20:37 | Autor: Filipe Ribeiro e João Guerra
Projeto foi apresentado pelo Comcar à Prefeitura nesta quinta-feira, 18, no Palácio Thomé de Souza
Projeto foi apresentado pelo Comcar à Prefeitura nesta quinta-feira, 18, no Palácio Thomé de Souza -

O Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), apresentou, nesta quinta-feira, 18, a proposta de um novo circuito para o Carnaval de Salvador, que passaria a ser na orla da Boca do Rio. O projeto foi apresentado ao prefeito Bruno Reis em um reunião realizada no Palácio Thomé de Souza, e contou com as presenças de representantes da entidade, além do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.

A proposta do Comcar diz que a mudança seria uma alternativa para trazer mais conforto, a moradores e visitantes, principalmente pela saturação de público no Circuito Dodô, trecho Barra/Ondina. O conselho ainda defende que o novo circuito traria melhor estrutura para mobilidade, acessibilidade e serviços públicos em geral. 

O documento agora segue para a equipe técnica da Prefeitura. “Vamos discutir internamente os detalhes e a viabilidade de execução dessa proposta. A intenção é dar o parecer com maior brevidade possível”, disse o prefeito de Salvador Bruno Reis.

A ideia surgiu ainda no início de junho, anunciada ainda como um estudo prévio sobre a possibilidade de remanejar o local da folia. A pauta polêmica logo ganhou alguns episódios, como uma grande rejeição do público e o posicionamento de artistas locais contrários à possibilidade. Vale salientar que, pelo projeto, o circuito Dodô não seria totalmente abandonado, mas ficaria com um carnaval mais característico das fanfarras. 

Na próxima terça-feira, 23, a Câmara Municipal de Salvador, através da Comissão de Cultura, realiza uma audiência pública a respeito da mudança do circuito. A reunião acontecerá no Centro de Cultura da Câmara e será conduzida pelo residente do colegiado, o vereador Sílvio Humberto (PSB). 

O parlamentar salienta ainda que a audiência será aberta ao público e é fruto de uma construção coletiva entre o “SOS Carnaval” e o seu mandato, “que percebeu os impactos sociais e econômicos que serão gerados com a possível alteração do circuito da festa”.

Foram convidados para participar da mesa de trabalho representantes do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), do SOS Carnaval circuito Barra Ondina – Centro, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), da  Empresa Salvador Turismo (Saltur), da Associação Amabarra, da Associação dos Blocos de Salvador (ABS), dentre outros.

Rejeição

Entre o fim de julho e o início de agosto, a rejeição ganhou coro e recebeu reforços de bandas como o Olodum e artistas como o icônico Bell Marques. Bell demonstrou incômodo por não ter sido consultado e defendeu que, antes de se pensar em transferir o circuito se fizesse um pré-carnaval para avaliar os efeitos da mudança.

O cantor também destacou o fato de estarmos há dois anos em a folia momesca. "Todos nós estamos esperando aquele Carnaval ali no Farol da Barra", diz o artista. Para Bell, a mudança já em 2023 é precipitada.

Leia mais: Moradores da Boca do Rio reprovam mudança no circuito de carnaval

A Banda Didá criticou a proposta e disse que não tem condições da mudança no circuito já ser feita agora, após dois anos de pandemia, sobretudo para os blocos afros, que já enfrentavam dificuldades de patrocínio antes mesmo da suspensão do carnaval em 2021 e 2022.

"Tem dois anos parado, não tem nenhuma estrutura no momento para fazer essa mudança. Não tem a menor condição, já vamos viver a dificuldade de estar retornando, principalmente a gente de Blocos Afros. Não era fácil antes, para conseguir apoio e patrocínio, imagina agora com essa mudança. Está algo feito muito em cima", declarou. 

O grupo Olodum também se posicionou contra a mudança logo para a próxima folia, e sugeriu que, caso vier a ocorrer, o novo circuito seja inaugurado somente em 2024.

“Em meio a essas discussões, a diretoria do Olodum vem a público manifestar oficialmente a sua posição sobre o fato. Os dirigentes do bloco consideram precipitada a mudança que está sendo proposta a “toque de caixa”, ou seja, de forma açodada, sem planejamento, sem estudos sobre os impactos econômicos e sociais tanto no circuito Barra/Ondina, quanto no novo circuito e sem se preocupar com aqueles que já estão vendendo os seus produtos (camarotes e/ou fantasias), para o Circuito Dodô”, diz trecho da nota oficial.

Ilê Aiyê

Vovô do Ilê, fundador e presidente do bloco afro Ilê Aiyê, disse não crer que a mudança do circuito no Circuito Dodô, trecho Barra/Ondina, se concretize já para o próximo carnaval porque ainda há “muita coisa em jogo” de blocos, de trios e de artistas sertanejos. 

Ele, por outro lado, pediu que a prefeitura deve dar mais atenção ao circuito Osmar, no Campo Grande, o mais tradicional do carnaval de Salvador. “Nós queremos que a prefeitura revitalize e invista no circuito Osmar. O Ilê nunca foi para a Barra. Queremos que a prefeitura revitalize no circuito Osmar e invista no circuito Mãe Hilda, na Liberdade, que foi aprovado, mas não acontece nada de diferente, de atrações, de nada... Só o Ilê desfila na Liberdade”, cobrou.

Publicações relacionadas