Sesab faz ações preventivas em postos de testagem rápida para IST | A TARDE
Atarde > Carnaval

Sesab faz ações preventivas em postos de testagem rápida para IST

Postos ficam localizados na avenida Milton Santos, em Ondina, e na avenida Centenário

Publicado sábado, 10 de fevereiro de 2024 às 18:55 h | Autor: Da Redação
Postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm capacidade para realizar até dois mil atendimentos por dia
Postos de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) têm capacidade para realizar até dois mil atendimentos por dia -

O folião que passa próximo ao circuito Barra/Ondina conta com dois postos de testagem rápida para IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Um está instalado na avenida Milton Santos, em Ondina, e outro na avenida Centenário, com capacidade para realizar até dois mil atendimentos por dia.

Além de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, os postos de testagem oferecem serviços de assistência social, e início do tratamento contra a Sífilis, uma novidade este ano. 

A meta, de acordo com a secretaria, é distribuir cerca de um milhão de preservativos para os foliões durante o Carnaval. Uma ação preventiva da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

“Prevenção é extremamente importante, principalmente nesses momentos de grandes festas populares. Tem que se divertir, mas também é preciso se proteger. A nossa meta é distribuir mais de um milhão de preservativos. Temos que estar onde o folião está”, afirmou Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesab.

Hospital da Mulher

O Hospital da Mulher oferece serviços gratuitos às mulheres vítimas de violência. De acordo com a Diretora Médica do Hospital, Jamile Martins, nos últimos sete anos, mais de 1.300 novos casos foram registrados na unidade.

Hospital da Mulher oferece serviços gratuitos às mulheres vítimas de violência
Hospital da Mulher oferece serviços gratuitos às mulheres vítimas de violência |  Foto: Fernanda Maia | Divulgação
 

No Carnaval, esses serviços estão intensificados para combater a violência contra a mulher. Para isso, foram montados dois pontos de atendimento, um em Ondina e outro no Centro Histórico. 

“Estamos com dois postos, para fazer essa sensibilização de orientação sobre violência sexual e, se identificado algum caso, fazemos o encaminhamento para a unidade hospitalar. As mulheres que chegam aqui são recebidas pelo serviço de atendimento integral à mulher em situação de violência sexual”, explicou Jamile Martins, diretora médica do Hospital da Mulher e Coordenadora do Serviço AME.

Publicações relacionadas