ÍCONE DO CARNAVAL
Afoxé Filhas de Gandhy celebra 46 anos com filme emocionante
Documentário revela lutas e glórias no Carnaval de Salvador

Por Redação

Instituição que desde 1979 ajuda a compor a diversidade do Carnaval de Salvador com muita beleza e verdade, o Afoxé Filhas de Gandhy celebra seus 46 anos de fundação e o Dia da Consciência Negra lançando um importante documento sobre sua história e filosofia. O documentário, intitulado Memórias do Afoxé Filhas de Gandhy, terá exibição exclusiva para convidados nesta quarta-feira, 19, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho), às 18h.
(Quem não recebeu convite, não precisa ficar chateado: o filme em breve estará disponível no YouTube do afoxé).
Fruto do projeto Sons da Independência, o filme, assinado pela João de Barro Filmes e com trinta minutos de duração, reúne imagens de arquivo raras e depoimentos emocionantes colhidos em quatro meses de pesquisas e gravações com as fundadoras, as lideranças atuais e jovens integrantes, iluminando a trajetória pioneira do bloco feminino.
Vale lembrar que, se hoje ainda é duro para as mulheres se afirmarem com independência, em 1979, ainda na época da ditadura militar e com uma sociedade ainda mais conservadora do que a atual, era muito mais complicado. O filme detalha os imensos desafios enfrentados pelas Filhas de Gandhy contra o preconceito estrutural, destacando como a firmeza nas suas crenças e no feminino sustentaram o bloco, mantendo-as, por quase 50 anos, no cenário cultural do Carnaval.
“As Filhas de Gandhy levantam essa bandeira há 46 anos, e não temos o reconhecimento do trabalho cultural que é feito. Vivemos em um sistema patriarcal, onde, por mais que você faça, o papel da mulher sempre é limitado”, afirma Silvana Magda, coordenadora do afoxé.
“Tentamos de todas as formas dar o nosso melhor, mas nossa visibilidade e nosso posicionamento, infelizmente, são sempre secundários”, acrescenta Silvana.
Leia Também:
Data estratégica

Vale notar o timing para o lançamento deste filme justamente hoje, na véspera do Dia da Consciência Negra. Evidentemente, não foi por acaso. E há outras razões envolvidas.
“Esse dia foi escolhido por dois motivos estratégicos: 19 de novembro é o dia de nascimento do fundador da instituição, Gilberto Nonato Sacramento, conhecido como Negão de Dony. Neste dia, também é celebrado o Dia da Bandeira”, lembra Silvana.
“Então lançar esse documento no Dia da Bandeira é muito simbólico, pois é nossa tarefa levantar e sustentar esse dia com a bandeira que levantamos há muito tempo. Agora precisamos desse reconhecimento”, reivindica.
E como, no dia seguinte, é a Consciência Negra, pode-se dizer que, no final, ficou tudo em casa: “Lançar este documentário na véspera do dia da Consciência Negra é extremamente simbólico e reforça a mensagem central do bloco: identidade, resistência e beleza negra. As Filhas de Gandhy são como um símbolo vivo do matriarcado negro e da ancestralidade que exige visibilidade e respeito no cenário cultural brasileiro”, afirma.
Silvana certamente fala por todas as foliãs do afoxé – sem contar todas e todos que se emocionam ao ver passar as Filhas de Gandhy na avenida.
“O principal motor deste projeto foi o profundo senso de justiça histórica e admiração. Ver a força, a fé e a resiliência dessas mulheres que, em 1979, ousaram ser as primeiras a desfilar como um bloco feminino em meio a um espaço dominado por homens é algo que precisava ser registrado. O legado que esperamos preservar é o do empoderamento feminino através da cultura e da fé”, conclui.
O projeto Sons da Independência foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura.
Documentário Memórias do Afoxé Filhas de Gandhy / Exibição hoje, 18h / Museu Eugênio Teixeira Leal (R. do Açouguinho, 1 - Pelourinho) / Para convidados
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



