CLIMÃO
Kleber Mendonça Filho rompe o silêncio após polêmica em premiação
Premiação foi acusada de desrespeitar o cinema brasileiro

Por Edvaldo Sales

O diretor Kleber Mendonça Filho rompeu o silêncio após uma polêmica envolvendo a entrega do prêmio de Melhor Filme Internacional para ‘O Agente Secreto’ no Critics Choice Awards, que aconteceu no domingo, 4. A premiação foi acusada de desrespeitar o cinema brasileiro.
A situação repercutiu nas redes sociais depois que o diretor soube da vitória do longa ainda no tapete vermelho, sem um anúncio formal da categoria durante a cerimônia. Kleber não conseguiu nem comentar publicamente a conquista inédita para o Brasil no momento do evento.
Pronunciamento de Kleber Mendonça Filho
Diante da repercussão, o cineasta decidiu comentar sobre o episódio. Ele pontuou que, apesar de a vitória ter ampliado a visibilidade de O Agente Secreto, a condução da premiação acabou esvaziando o destaque do cinema internacional em um momento simbólico da cerimônia.
“O fato de nós termos apresentado o Melhor Filme, de certa forma, amenizou uma falta de atenção da Critics Choice Association com uma das grandes safras históricas de cinema feito fora dos Estados Unidos — num momento político do país, onde o elemento estrangeiro tem sido muito debatido”, ressaltou o diretor em nota enviada ao Metrópoles.
Teria sido importante destacar o cinema internacional, com uma apresentação no palco dos indicados. Mas, de toda forma, está tudo certo.
Kleber aproveitou para destacar que “foi bom apresentar, ao lado de Wagner, o prêmio de Melhor Filme para Paul Thomas Anderson [Uma Batalha Após a Outra], um cineasta da minha geração, e que admiro”.
Climão na premiação
A cerimônia do Critics Choice Awards deste ano terminou envolta em controvérsia após a decisão de entregar algumas estatuetas fora do palco principal. Entre elas, o prêmio de Filme Internacional concedido a O Agente Secreto, anunciado ainda no tapete vermelho, sem discurso ou agradecimento oficial.
A escolha rapidamente repercutiu de forma negativa e motivou críticas de veículos e comentaristas internacionais, que apontaram desrespeito à equipe do longa brasileiro.
Em um dos comentários mais compartilhados, a decisão foi classificada como incoerente, já que Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura subiram ao palco apenas para anunciar a categoria de Melhor Filme, e não para receber o prêmio que já haviam conquistado.
No palco, Kleber agradeceu novamente o reconhecimento e ressaltou a força dos filmes internacionais na disputa deste ano. “Agora é uma honra apresentar a categoria de Melhor Filme”, disse o pernambucano
Wagner, por sua vez, arrancou risos da plateia ao brincar com a nomenclatura da categoria: “Ou, como chamamos no Brasil, Melhor Filme Internacional”.
o wagner moura metendo um best foreign picture pra anunciar o best picture no critics choice kkkkkkkk rei pic.twitter.com/2YX8OUUYgY
— matheus (@whomath) January 5, 2026
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



