Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > DE OLHO NA SAÚDE
COLUNA

De Olho na Saúde

Por Elane Varjão

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 09 de novembro de 2025 às 5:20 h | Autor:

Monte Tabor recebe Certificação Pleno ONA

Monte Tabor e Ambulatório Benjamim garantem selo ONA Nível 2 após 3 anos de preparo, reforçando 51 anos de vanguarda na gestão e cuidado em saúde

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Equipe gestora do Monte Tabor
Equipe gestora do Monte Tabor -

O Monte Tabor – Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, presente na Bahia há 51 anos, e sua unidade assistencial, o Ambulatório Benjamim – Centro de Tratamento de Doenças Venosas (CTDV), receberam o selo de Certificação Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 2,que reafirma a busca constante pelo cuidado e pela gestão em saúde.

O selo ONA, conferido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), possibilita que instituições de saúde, de forma voluntária, se submetam à avaliação das melhores práticas de gestão, qualidade e segurança na assistência à saúde.

Tudo sobre De Olho na Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A chancela desse selo nível 2 tem, para nós, uma importância significativa, pois, desde suas primeiras atividades no Brasil, o Monte Tabor sempre primou pela excelência, tornando-se um paradigma de vanguarda na saúde do nosso estado há mais de 50 anos, com o conceito de assegurar a melhor assistência à saúde”, afirmou a coordenadora médica do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular, Patrícia Serrão.

Vale ressaltar que o Monte Tabor e o CTDV foram avaliados por meio de um processo de preparação que levou quase três anos até a visita final dos técnicos do IBES. “O resultado dessa avaliação reflete mais do que o cumprimento de requisitos; ele traduz uma cultura viva de qualidade e segurança, construída no dia a dia por equipes comprometidas, engajadas e conscientes do seu papel no cuidado ao paciente”, reforçou a enfermeira Laís Junqueira.

Equipe gestora do Monte Tabor
Equipe gestora do Monte Tabor | Foto: Ascom Monte Tabor/Divulgação

Câncer de Próstata: importância do diagnóstico precoce e novos tratamentos

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o país registra cerca de 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano, o que representa um importante problema de saúde pública. A doença é mais frequente a partir dos 50 anos, mas homens negros e aqueles com histórico familiar positivo apresentam risco mais elevado, alerta o médico urologista do Hospital da Bahia, Juarez Andrade.

A boa notícia é que a doença tem altas taxas de cura quando detectado precocemente. Além do PSA e do toque retal, o paciente pode recorrer a ressonância magnética multiparamétrica da próstata, capaz de identificar lesões suspeitas com grande precisão. “Em muitos centros, essa imagem é combinada à ultrassonografia para realizar biópsias por fusão de imagem, técnica que aumenta a taxa de detecção de tumores clinicamente significativos e reduz procedimentos desnecessários, afirma Juarez.

Quando o diagnóstico é confirmado, as opções de tratamento têm se tornado cada vez menos invasivas e mais precisas. ”A cirurgia robótica é hoje o padrão de excelência para a prostatectomia radical em muitos centros do mundo. Ela permite uma visão ampliada do campo cirúrgico, movimentos mais delicados e maior precisão, traduzindo-se em menor sangramento, menor dor, recuperação mais rápida e melhores resultados funcionais, especialmente em relação à continência urinária e à preservação da função sexual”, conclui o urologista.

Urologista Hospital da Bahia, Juarez Andrade
Urologista Hospital da Bahia, Juarez Andrade | Foto: Divulgação

Destaques

Diabetes sem medo

Com o objetivo de informar, prevenir e promover a qualidade de vida das pessoas com diabetes, a Associação de Diabetes da Bahia promove o evento “Diabetes sem Medo”, no sábado (29), às 8h, no Farol da Barra. Este evento integra as ações do Mês da Conscientização do Diabetes e a programação contará com palestras educativas, aferição de glicemia, orientação nutricional, rodas de conversa e ações interativas, buscando desmistificar o diabetes e incentivar hábitos saudáveis.

Corrida Colorida

A 7ª Corrida Colorida Martagão Gesteira acontece neste domingo (9), no Novo Calçadão de Patamares. O evento beneficente mobiliza milhares de pessoas em prol do maior hospital exclusivamente pediátrico do Norte e Nordeste. Com mais de 4 mil inscritos a corrida tem duas modalidades: competitiva (5 km) e festiva (4 km). O evento terá toda a renda das inscrições revertida para o Hospital Martagão Gesteira, que completa 60 anos de serviços prestados às famílias baianas em 2025.

Evento para pacientes

Escutar histórias, trocar experiências e ter acesso a conhecimento qualificado. Com esse propósito, Salvador receberá, no dia 14 de novembro, o Mulheres com Câncer de Pulmão — Um evento do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) para pacientes, gratuito e exclusivo para mulheres em tratamento ou acompanhamento oncológico. Acontece das 8h às 12h, no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Ondina.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco