Livro aborda negociação para realizar acordos | A TARDE
Atarde > Colunistas > Direito e Justiça

Livro aborda negociação para realizar acordos

Publicado terça-feira, 28 de dezembro de 2021 às 05:05 h | Autor: MARA SANTANA | Jornalista | [email protected]

Lançado neste mês, o livro ‘A Processualização Administrativa Negocial’, de autoria do procurador do estado e advogado Cláudio Cairo Gonçalves, aborda as possibilidades em que a Administração Pública pode fazer negociação para realizar acordos, reduzindo a quantidade de processos nas instâncias administrativas e judiciais.

É necessário superar os ‘dogmas’ no emprego da negociação no âmbito público Cláudio Cairo Gonçalves, advogado e autor do livro recém-lançado “A Processualização Administrativa Negocial”,
 

Residência  jurídica nos Tribunais

Os tribunais brasileiros podem instituir programas de residência jurídica para bacharéis em Direito. Eles têm objetivo de proporcionar o aprimoramento da formação teórica e prática de profissionais. A proposta de resolução foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça e prevê que os programas de residência jurídica devem contemplar ensino, pesquisa e extensão, além de auxílio prático à magistratura e às equipes do Poder Judiciário no desempenho de suas atribuições.

Estágio de Pós-graduação em Direito e Gestão Pública

Seguem abertas as inscrições da seleção para o Programa de Estágio de Nível Superior de Pós-graduação em Direito e Gestão Pública com ênfase em Gestão Jurídica da Procuradoria Geral do Estado da Bahia. As inscrições estão sendo realizadas através do site www.planejarconcursos.com.br até o dia 2 de janeiro de 2022.  São oferecidas 84 vagas, assim distribuídas: (69) Salvador, (02) Barreiras, (04) Feira de Santana, (02) Ilhéus, (02) Vitória da Conquista, (03) Juazeiro, (02) Teixeira de Freitas.

Entrevista - Luís Carlos Gomes Carneiro Filho

Procurador-chefe do MPT na Bahia

Luís Carneiro está no 3º  mandato na chefia do Ministério Público do Trabalho na Bahia, onde atua desde 2010. Foi advogado da União e exerceu a advocacia privada. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Processo Civil. 

De imediato, o que é prioridade na sua terceira gestão?

Continuar melhorando as condições de trabalho para procuradores e servidores e focar na atuação finalística para ajudar a reorganizar as relações de trabalho no pós-pandemia.

Que iniciativas o MPT na Bahia pretende realizar para reforçar ainda mais o combate ao trabalho infantil no estado? 

Alertar sobre males do ingresso precoce no trabalho para a criança ou adolescente e para a sociedade. Buscamos atuar em rede, combatendo a vulnerabilidade das famílias que expõem seus filhos ao trabalho. A pessoa em desenvolvimento merece prioridade absoluta e proteção integral. 

Já existe uma perspectiva de inauguração da sede própria do órgão em Juazeiro?

Com terreno, projeto e recursos, iniciamos a obra e entregamos em maio de 2023.  Com isso, fechamos a reestruturação física do MPT na Bahia, com as oito unidades no mesmo padrão.

STF regular

A avaliação do Supremo Tribunal Federal segue estável. É o que diz o Instituto Datafolha com o resultado de nova pesquisa referente à avaliação dos brasileiros sobre o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal. 37% da população considera o trabalho dos magistrados como regular.

Reajuste de Custas

A nova Tabela de Custas, Taxas e Emolumentos do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2022. A publicação também reajustou os valores de despesas judiciais e extrajudiciais pela prestação de serviços na área do Poder Judiciário Estadual.

CNJ tem nova ferramenta 

“Judiciário & Mineração de Processos (JuMP-CNJ)” é o nome da nova ferramenta digital que o Conselho Nacional de Justiça desenvolveu para ajudar os tribunais a identificar gargalos no andamento dos processos e melhorar o trabalho realizado nas unidades judiciárias. A inovação foi apresentada virtualmente.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS