Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 17 de outubro de 2025 às 8:41 h | Autor:

E Lula vai tão bem que até agora nem adversário tem, fala Brasília

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta sexta-feira, 17

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Presidente Lula (PT)
Presidente Lula (PT) -

Num papo com colegas de Brasília que labutam no Congresso Nacional, o núcleo político principal do aparato institucional quis saber como é visto o cenário federal a partir de lá. O sentimento predominante é o de que Lula fecha 2025 em brancas nuvens.

O consenso, o tarifaço o ajudou substancialmente. Estava em queda, ganhou o discurso da soberania. Aliás, lembram que o próprio Lula já agradeceu o presentaço do Papai Trump.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No pré-tarifaço, Lula estava no seu pior momento, com a satisfação desabando e a insatisfação disparando, e a direita surfava nisso, mas se perdia no tiroteio entre Bolsonaro e filhos e outros aliados, como Tarcisio Freitas, governador de São Paulo, tido como o candidato ideal pelos equilibrados, que deram o tom sobre os aloprados.

Esperando 2030 – É aí que Lula surfa e o bicho pega para os adversários. Tarcisio é governador bem avaliado, com 65% de aprovação, e tem reeleição segura, além de tempo para esperar 2030, quando o adversário já não será Lula e ele estará encerrando um segundo mandato. Não quer largar isso para meter a mão em cumbuca.

No conjunto, a prevalência do discurso de extremistas de direita assusta o centro. E Lula agradece penhoradamente.

Saindo de Brasília para o território baiano, Jerônimo que já está na ponga de Lula, anda sorrindo, enquanto ACM Neto continua órfão de uma referência federal.

O cenário pode mudar até outubro de 2026? Claro que sim. Mas só algo tipo hecatombe, tipo um tarifaço ao inverso.

Furdunço em Wenceslau com a prisão do prefeito Gabriel

A prisão do prefeito Gabriel de Parísio, em Wenceslau Guimarães, por conta da Operação Overclean, criou enorme furdunço na cidade ontem. O tititi correu intenso, de início, se dizendo coisas tipo ‘a PF encontrou milhões na casa dele’.

Mais tarde os advogados de Gabriel explicaram que o prefeito foi detido por ‘porte ilegal de arma’ e que o tal revólver ele herdou do avô, Parísio, arma que era registrada no tempo em que quem fazia isso era a Polícia Civil.

Wenceslau, que fica a 8 km de Gandu, no Baixo Sul, teve ano passado uma disputa acirradíssima. Gabriel ganhou de Antonio Lopes (Avante), que era apoiado pelo prefeito Kaká, por apenas 88 votos (6.753 contra 6.665) e a Overclean botou lenha na fogueira.

Em Riacho de Santana, a visita da PF ao prefeito João Vítor (PSD) também deu rebu.

Messias, entre o STF e Salvador

Indicado ontem pelo presidente Lula para a vaga de Luis Roberto Barroso no STF, Jorge Messias, o advogado geral da União, já tinha confirmado presença no XX Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradoras Municipais, que acontece de 28 a 31 deste mês em Salvador, reunindo mais de mil participantes dos 26 estados.

A Associação dos Procuradores, que organiza o evento, exultou. Jorge Messias vem, como ministro ou quase.

Elaine, uma baiana que está bombando na Europa

A psicóloga baiana Elaine Poldermans, filha do jornalista Josalto Alves, está bombando na Europa. Especialista em medicina tradicional chinesa, radicada na Holanda, ela divide com a psicóloga paulista Aline Fauvel a autoria do livro Alquimizando o Psiquismo, que conquistou reconhecimento amplo em Portugal, França e Espanha e foi selecionado entre 7.875 projetos para compor as mostras internacionais da Gallery SPT, de Lisboa, representando o Brasil.

O livro conquistou três prêmios, de melhor escritora, melhor capa e melhor diagramação.

A obra ganha agora 2ª edição acompanhada do baralho terapêutico físico e do manual profissional, que segundo Josalto, ela está trazendo para cá.

REGISTROS

Só deu Dal 1

A abordagem da PF ao deputado Dal Barreto, no embalo da Operação Overclean, bombou ontem nas redes sociais, com vídeos dele e ACM Neto trocando elogios e também de Jerônimo ao lado de Gabriel de Parísio (MDB), prefeito de Wenceslau Guimarães. Dal jura inocência, a questão é convencer o eleitorado.

Só deu Dal 2

Coincidiu que a polícia baiana deflagrou ontem uma operação contra uma rede de postos de combustíveis. Como Dal é dono de uma rede de postos, logo tentaram associá-lo. Nada a ver.

Gatonet e gatunos

A Operação Gatonet, deflagrada pela Neoenergia Coelba para retirar fios clandestinos da rede, bateu na Federação, em Salvador, quando alguém comentou o caso. Um deficiente visual que ouviu perguntou: ‘E a PF, prendeu quem?’. Falou em operação ele pensou que era mais uma.

Dia da Família

O deputado Eduardo Salles (PP) fez postagem nas redes ao lado da família para lembrar: terça-feira, dia 21, é o Dia Estadual da Família, oficialmente instituído por ele via projeto aprovado em 2017. Ou seja, se ele não lembrar, ninguém lembra.

*Colaborou Marcos Vinícius

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco