Já que Lula foi preso e é presidente, Bolsonaro tem chance de voltar?
Enquanto o PT de Lula mantém base sólida, a ausência de um partido forte fragiliza o campo bolsonarista

A pergunta aí do título vem do amigo Carlos Arantes, que mora no Corredor da Vitória. E uma resposta precisa é coisa para videntes, mas, pelos fatos que formam as circunstâncias, podemos dizer que é muito difícil.
Primeiro, Lula sempre teve um partido, o PT, por ele fundado e que lhe serve de principal base de sustentação, enquanto Bolsonaro teve em 2018 um ajuntamento, com muitos aloprados que se acham no direito de xingar em nome da liberdade de expressão.
Segundo, há uma tese defendida por gente como Eliana Calmon, ex-ministra do STJ, segundo a qual quem descondenou Lula foi Bolsonaro, depois que segmentos do aparato institucional descobriram que a emenda foi pior do que o soneto, ou seja, Bolsonaro foi tão desastrado que trouxe Lula de volta.
SURTO – Prova do ajuntamento em torno de Bolsonaro veio na noite de sábado, numa vigília evangélica convocada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em favor do pai, no Rio. O pastor Ismael Lopes pediu para falar, deram a palavra. Ele leu um trecho bíblico dizendo que “quem cava covas por elas será engolido”, e disse que Bolsonaro cavou covas durante a pandemia, quando bateu de frente contra as restrições da pandemia e com isso matou muita gente.
Tomaram-lhe o microfone e deram-lhe porrada. Ele foi convidado ao palanque pelo próprio Flávio e o episódio ilustra que ele nem o conhecia bem. Por aí, fica muito difícil construir a volta. E ele não tem outro caminho.
Consciência Negra, o feriado entra na polarização política
E eis que nas redes sociais aparecem negros dizendo que o 20 de Novembro como feriado da Consciência Negra é “uma articulação da esquerda, o correto é o 13 de Maio, o dia em que a princesa Isabel decretou a Abolição da Escravidão”.
Em suma, o Dia da Consciência Negra entra no debate da polarização política (grande parte insano). Alguns arautos do Movimento Negro, entre eles o professor Samuel Vida, dizem que o 13 de Maio é desconsiderado por justo motivo, a ausência de qualquer projeto de acolhimento para as pessoas que eram tratadas nas fazendas e nas casas como bichos.
– E uma semana depois decretou a Lei da Vadiagem, quem fosse encontrado na rua vadiando ia preso.
Enfim, os críticos do 20 de Novembro entram aí como capitães do mato, negros que iam caçar negros fugidos.
Abapa premia os jornalistas
A Associação Bahiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizará, amanhã, na Fieb, a festa de entrega do Prêmio Abapa de Jornalismo, que elege as melhores matérias de jornalistas baianos sobre a cotonicultura. A premiação inclui mais de 60 estudantes da Uesb, Uniftc, Ufba, Unifacs, Uneb, Unijorge e Unifat.
As categorias contempladas são site, impresso, rádio, tevê, Youtube e Podcast.
No oeste, Marcelo e Zito farão o duelo nas urnas
O oeste baiano, que em 2022 só elegeu como deputados federais João Leão (PP) e José Rocha (UB), dois que têm ligações na área, mas nem tanto, em 2026 promete virar o jogo. Estarão em cena Zito Barbosa (UB), ex-prefeito de Barreiras, e Marcelo Emereciano (Avante), ex-prefeito de Cocos, os dois nomes que emergem como as grandes pedidas do trecho, o primeiro ligado a ACM Neto e o segundo, a Jerônimo.
Marcelo se diz confiante, até porque no campo dele quase não tem concorrência. Já Zito tem como ponto forte Barreiras, e um concorrente no UB, o deputado estadual Manoel Rocha, filho de Zé Rocha.
– Do nosso ponto de vista, o cenário é bastante positivo. Então, vamos à luta.
REGISTROS
Record e Jéssica
Os 65 anos da Record Bahia foram celebrados, ontem, na Alba, em sessão especial em que a jornalista Jessica Smetak recebeu a Comenda 2 de Julho, proposta do deputado Jurailton Santos (Republicanos).
Carlos Emanuel
Quem também vai virar comendador a partir desta semana é Carlos Emanuel Melo, superintendente do Hospital Martagão Gesteira. Ele vai receber a Comenda 2 de Julho, proposta pelo deputado Penalva (PDT).
Aracatu sem água
A chuvarada dos últimos dias também chegou a Aracatu, na região de Brumado, município de 14 mil habitantes que, com a seca, enfrenta o racionamento de água. Mas a prefeita Braulina Lima (PV) diz que espera chover mais, porque a água que veio foi pouca para a barragem que abastece a cidade e o racionamento continua.
No Velho Chico
Mas a chuvarada dos últimos dias já traz reflexos positivos no Vale do São Francisco. Em Bom Jesus da Lapa, por exemplo, já deu para ver que o nível subiu. O deputado Zó (PCdoB), que é de Juazeiro e acompanha os humores do Velho Chico, diz que a Barragem de Sobradinho estava com 40% da capacidade e os sinais são bons.
*Colaborou Marcos Vinicius
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
