Jequié, até parece que a urucubaca da violência contaminou a política | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

Jequié, até parece que a urucubaca da violência contaminou a política

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta terça-feira

Publicado terça-feira, 10 de outubro de 2023 às 04:30 h | Autor: João Guerra
Hassan, cunhado de Antonio Brito, mas aliado de Zé Cocá
Hassan, cunhado de Antonio Brito, mas aliado de Zé Cocá -

Sempre lembrada no cenário político baiano por ser terra dos ex-governadores Lomanto Júnior e César Borges, nos últimos tempos Jequié ganhou um tom sombrio com a urucubaca que se abateu por lá, ao que parece, também contaminando a cena política. Em julho, foi anunciada pelo Fórum Brasileiro de Segurança como a cidade mais violenta do Brasil, na semana passada a chacina dos médicos no Rio de Janeiro atingiu o médico Perseu Almeida, que era de Ipiaú mas trabalhava lá, veio outra chacina, a dos ciganos, com o assassinato de uma grávida e uma criança de quatro anos.

No sábado, a cidade ainda impactada com tais episódios, Jerônimo foi lá inaugurar o Unacom, a unidade do Hospital Prado Valadares que vai cuidar de câncer, uma velha aspiração. Aí, o jogo político melou a festa.

No tiroteio —Zé Cocá (PP), o prefeito, era aliado de Rui Costa mas no racha de João Leão com o governo ficou com Leão, no apoio a ACM Neto. Dizem que por conta disso ele passou a integrar a lista de malditos de Rui Costa, e até vinham discutindo entre governistas se deviam aceitá-lo de volta ou não.

Cocá apareceu sábado no evento dizendo que o Unacom é suprapartidário, mas o pessoal do deputado Antonio Brito (PSD) não gostou e o próprio estrilou sua insatisfação em vídeo que bombou nas redes.

No fogo cruzado, está o deputado Hassan (PP), aliado de Cocá, mas também cunhado de Antonio Brito, que é casado com uma irmã dele.

— Foi um episódio lamentável. Brito ficou com ciúme. Não quero me envolver nisso, mas sou aliado de Cocá.

Negócios da China 

Quinho de Belo Campo (PSD), presidente da UPB, o vice Júlio Pinheiro (PT), prefeito de Amargosa, ao lado do deputado federal Jorge Solla (PT), integram uma comissão de baianos que está na China em busca de novos negócios.

Segundo Júlio Pinheiro, o foco é educação, tecnologia, alimentos e agronegócio. Eles têm agenda na Universidade de Xangai e com empresas como a CCCC, que integra o consórcio da ponte Salvador-Itaparica.

Lançamento da BYD: hora das boas notícias

Notícia tem hierarquia e governo  quando deixa as ruins prevalecerem sobre as boas, atola na lama. O lançamento da BYD ontem em Camaçari, com Jerônimo, tendo a presença de Geraldo Alckmin,  vice-presidente e também ministro (Indústria e Comércio), e do ministro Rui Costa (Casa Civil) teve esse sabor para os governistas baianos. Um deles admitiu: ‘Ninguém aguenta mais de tanto ouvir noticiários sobre tiroteios’. 

Mas uma coisa é certa, a chegada da BYD é uma unanimidade, todo mundo a favor. Jerônimo diz que esteve na fábrica da BYD na China e viu o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Que venha, Quando a Ford fechou, a pancada doeu na economia baiana.

Chocolate da Bahia, levando no pandeiro o problema na visão

Raimundo Nonato da Cruz, o Chocolate da Bahia, aos 80 anos, é figura sempre presente na vida da Assembleia, onde fica ao lado do filho Tiago, também compositor, estrilando bom humor para fisgar políticos interessados em jingles para campanhas e afins.

Esta semana, o filho Tiago se dizia injuriado com o pai. Com problemas na visão, disseram que era catarata, procurou uma oftalmologista, que diagnosticou: ‘Vamos operar um olho. O outro, o esquerdo, não adianta. Ele já está cego. Tem uma cicatriz, não sei se por pancada ou bactéria’.

— Saí de lá triste. E sabe qual foi a reação dele? Queria me treinar para ir de pandeiro em punho às ruas fazer a festa do ceguinho.

Conta Tiago que perguntou: ‘Papai, o que é isso?

— Sabe o que ele fez? Pegou o pandeiro e começou a cantar ‘em terra de cego que tem um olho é rei’.

REGISTROS

Riachuelo em pauta

Antonio Rigth, aficcionado por náutica, foi domingo ao Porto de Salvador visitar o submarino Riachuelo, com os seus mais de 70 metros, e se disse impressionado.

— Maravilha para quem sonha navegar nas profundezas. Melhor que isso só se visitar o Titanic, sem explodir.

Economia Circular 1

O Instituto IDI (Instituto por Direitos e Igualdade), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo e o Movimento Reinventando Futuros, está fazendo chamamento para cases, negócios, projetos, startups e empresas do Nordeste conectadas à pauta da Economia Circular.

Economia Circular 2

A ideia é turbinar o Fórum Nordeste de Economia Circular, o primeiro do gênero no país, que vai acontecer de 23 a 25 de novembro, com um detalhe: é tudo grátis.

Mãe Bernadete

Luiz Santana, leitor amigo, nos faz um reparo: Mãe Bernadete foi assassinada no Quilombo dos Palmares em Simões Filho, não foi dito. E ressalva: Lauro de Freitas já está com muitos crimes recentes, não atribuir mais um. Pois é. O que assiste já é demais.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS