A busca pela praticidade | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

A busca pela praticidade

Publicado terça-feira, 15 de setembro de 2020 às 06:01 h | Autor: Reinaldo
Reinaldo Vinicius Paim Portugal, CEO da Brasfrut | Foto: Divulgação
Reinaldo Vinicius Paim Portugal, CEO da Brasfrut | Foto: Divulgação -

A história da Brasfrut foi construída a partir do olhar de um jovem atento às pessoas e suas necessidades. Jovem cujo o ímpeto da mocidade deu frutos.

Deixando o interior aos 19 anos para cursar o colegial na rede pública da capital, enquanto morava de favor na casa do tio, ele encontrou desafios: fazer de um limão uma limonada, ou, precisamente, de um maracujá, um belo suco. Inquieto, ele precisava economizar, então recorreu ao professor de química para, através do conhecimento, ajudá-lo a criar um suco bom e acessível.

Aprimorou a fórmula na volta ao interior e, de bicicleta, vendeu aos amigos e vizinhos. Em 1969, com firma individual formalizada, sua ideia estava nas prateleiras dos supermercados da Princesa do Sertão.

O tempo consolidava sua fórmula, e em 1976, juntamente com os sócios, ele montou a fábrica Sucomel, mas o anseio de reinvenção o levou a novos ensaios agora já com a polpa. O recomeço, já com a estrutura de fábrica, o fez ultrapassar os concorrentes, que engatinhavam na produção artesanal de polpa de frutas. Nasce então em 1989 a Brasfrut, com DNA de saúde e praticidade, abrindo um novo horizonte para o negócio.

Em 2009, a composição societária inicial se desfaz, então, visando a habilidade de gestão aprimorada do filho Reinaldo Vinícius, Reinaldo Portugal vê a chance de recomeçar. O primeiro desafio foi reestruturar o parque fabril, com investimento em automação industrial, máquinas e equipamentos para tornar a Brasfrut a mais competitiva, eficiente e rentável do mercado. Outra grande mudança foi na gestão de pessoas, profissionalização da equipe T.I., processos internos e indicadores. Grandes consultorias, como a Deloitte, fizeram parte do dia a dia da Brasfrut tornando-a cada vez mais desenvolvida: uma empresa com 30 anos de mercado, que domina a fabricação e comércio de polpa de frutas do país e do exterior, com um parque fabril de 25 mil m², mais de 400 colaboradores diretos e 2 mil famílias envolvidas, onde em 2018/19 foram investidos mais de 20 milhões em modernização.

Em 2020, ano desafiador, a Brasfrut já planeja um investimento de 25 milhões para os próximos 2 anos, e segue mantendo o foco numa produção com excelência e alto padrão de qualidade. Desde o início da pandemia do Covid-19, a Brasfrut manteve ativo seu quadro de colaboradores, deixando em casa todas as pessoas em grupo de risco sem perdas salariais e mesmo com as incertezas do momento, em parceria com fornecedores, assumiu o compromisso de comprar toda a oferta do momento evitando perdas e desperdício de frutas. Milhares de cestas básicas e máscaras de proteção foram doadas.

Com o olhar no futuro, a Brasfrut enxerga sua responsabilidade ambiental, social e as mudanças nos hábitos do consumidor, que procura cada vez mais uma alimentação saudável, por isso se prepara para trazer mais novidades com lançamentos de novo mix de sabores e produtos. O DNA da empresa está em constante movimentação, sempre de olho no desejo do consumidor e na sua saúde.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS