Destino desconhecido | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

Destino desconhecido

Técnicos do TCU se deram por satisfeitos com os 'descontos' oferecidos pelas construtoras nas obras do BRT

Publicado segunda-feira, 19 de setembro de 2022 às 00:00 h | Atualizado em 25/09/2022, 21:22 | Autor: Da Redação
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

DESTINO "DESCONHECIDO”

Leitor atento da reportagem sobre os desmandos no BRT de Salvador, publicada em A TARDE neste domingo, mandou mensagem para o jornal com um questionamento: “Se a licitação para a obra estava com sobrepreço tão alto, ao ponto de as construtoras darem ‘desconto’, segundo o próprio prefeito Bruno Reis, de mais de 40% nos valores, para onde iria o dinheiro restante?” O que se sabe é que os técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), que haviam detectado sobrepreço nas licitações e iniciado a auditoria nas contas da obra, se deram por satisfeitos com os “descontos” oferecidos pelas construtoras e interromperam as análises. Com a palavra, a Prefeitura.

TANTO FAZ

Indagado sobre o fato do número que disputa a eleição para governo só ser conhecido por 32% entre os eleitores que votam nele, ACM Neto respondeu: “Dizem que o eleitor está confundido o número atual do UB com o número 25, que era do nosso antigo partido, o DEM, e cuja história se confunde com a de meu avô ACM, a ponto de dizerem , ‘ACM é 25’. E nem fazia propaganda do número do candidato na campanha. A Bahia toda sabia que ACM era 25 e, para não perder tempo explicando, Neto preferia responder que se o número será o do ACM ou o do ACM Neto, como afirma o slogan da sua campanha, “TANTO FAZ!"

A MUDANÇA DA BAHIA

Quando perguntado se o povo baiano podia acreditar na promessa de campanha que vai mudar a Bahia, ACM Neto responde rapidamente e com firmeza para passar credibilidade: “Tanto pode que eu, para não deixar dúvida que a Bahia vai mudar, antes mesmo de me eleger, já comecei a sinalizar as mudanças. Como só dependia de mim mesmo sem ter de aprovar nenhuma lei, eu mudei logo de cor. De branco para pardo, provando que sou adepto da mudança"!

O RESPONSÁVEL

Depois que recebeu a pesquisa de opinião da Atlas/Intel, que trouxe o número de aprovação de apenas 1/3 da administração do prefeito Bruno Reis, os presentes ouviram um grito do ex-prefeito ACM Neto: “Olha aí a porra. Depois não sabem por que estou caindo em Salvador. Com essa ridícula aprovação do Bruno, logo, logo o índio me passa”.

ACM NETO E SEU FUTURO

Neto tem dado sinais de que. perdendo a eleição para governador, como já esperam alguns aliados, irá dar uma descansada da política. Entre as causas que devem levá-lo à derrota temos a mudança de cor para pardo e ele ter botado a boca no trombone contra o TRE. Depois dessa, está quase certo que praticamente irá se dedicar à vida musical e também é certo que poderá ser músico de Jazz.

DATA DA POSSE

O prefeito Bruno Reis está num estado de ansiedade enorme. Não vê a hora do dia 02/10 chegar pois, independente do resultado das urnas, somente com a vitória ou derrota de Neto, ele finalmente poderá tomar posse no cargo de prefeito da capital. Dita posse que, inclusive, já deveria ter ocorrido desde o dia 1° de janeiro de 2021, como determina a constituição.

PREFEITO GARGANTEIRO

Os discursos do prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino (sem partido), continuam cheios de demagogia, hipocrisias e apelos religiosos. Por falar nisso, não sabemos o que adiantou inúmeros empréstimos em bancos públicos e privados, o que compromete a arrecadação do município por muitos anos. Além de não pagar os precatórios dos professores, promessa que já dura meia década, o mercado municipal, recém inaugurado, já precisa de manutenção. Sem falar na perseguição aos servidores, pois quem não mostra fidelidade política é defenestrado da gestão.

PREFEITO GARGANTEIRO II

Já em Feira de Santana, o problema está no Hospital Clériston Andrade II, que sofre com problemas absurdos de infiltração, assunto inclusive discutido na Câmara Municipal. A unidade hospitalar nem completou dois anos inaugurada e já está apresentando problemas estruturais. Não aprenderam nada mesmo com a CPI da Saúde.

O PEQUENO AGONIADO

O candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, finalmente vai ser alvo de uma investigação, porém não ainda pelos contratos suspeitos que afloraram durante a gestão na prefeitura de Salvador e que agora continuam com Bruno Reis, sucessor e aliado. Neto vai ter que explicar, desta vez, suposta propaganda eleitoral antecipada. Dois perfis nas redes sociais também vão ser investigados. São eles: Governador Soberano e ACM Detona.

DONO DE TUDO

Quem anda pelo litoral de Mata de São João, sobretudo no entorno de Praia do Forte, pode ter uma certa sensação de falta de opção das áreas livres. De acordo com denúncias de moradores da região, a gestão municipal anda cercando tudo quanto é terreno, "sufocando" os nativos. Até os pescadores não conseguem acesso a um rio local para que tirem o sustento vindo da pesca. Seria a prefeitura a dona de tudo?

DEMARCAÇÃO DO MARÃO

Outra que anda demarcando áreas é a prefeitura de Ilhéus, de acordo com denúncia enviada ao Carrasco. A ação sempre é formada por um grande grupo. Enquanto isso, as crianças ficam sem espaço de lazer. Comunidades locais disseram que, após retirarem tais espaços dos moradores, a promessa de construção de uma área nova não sai do papel. Estão esperando o resultado das eleições para saber se a primeira-dama vai ser eleita? Só pode.

CHORA NÃO, BEBÊ

O meio político, a imprensa e toda a sociedade aguardam ACM Neto colocar a “boca no trombone”, como ameaçou caso continue sendo derrotado na Justiça Eleitoral. Instado a comentar o rompante de desespero e agressividade, o cacique do MDB, Lúcio Vieira Lima, usou expressões populares para definir a real situação do ex-prefeito de Salvador e recitou quase um poema. “No boxe, acusou o golpe. No mar, tá entrando água no navio. Na religião, aqui se faz, aqui se paga. E no popular, o povo fala: lascou, tá dando merda. Se perguntarem o que fazer, a resposta é única: deita no sofá da Garibaldi e escuta música: ‘chora não, bebê, chora não, bebê’”.

TENHA MEDO

O clima é de muito abatimento e preocupação na campanha de ACM Neto neste momento. Os números já mostram que o plano inicial e ilusório de ser eleito em primeiro turno naufragou. A ascensão de Jerônimo Rodrigues (PT) somada às punições em sequência por desrespeitar a legislação eleitoral e mentir na propagação, levam a candidatura do ex-prefeito de Salvador ao limite. Tanto que ACM Neto não para de demonstrar fragilidade. Na última sexta-feira, gravou vídeo reclamando novamente de perseguição e que a sua coligação já teve 350 comerciais retirados do ar pela Justiça Eleitoral. E continua mentindo? Quem não concorda com decisão judicial, deve recorrer, e não se fazer de vítima. Para deixar os leitores bem informados, o ministro Raul Araújo, do TSE, manteve as punições aplicadas pelo TRE na chapa Netista.

AS REDES E A REALIDADE

O que mais existe nas redes sociais do prefeito Bruno Reis (União Brasil) é foto e imagem do chefe do Executivo em momentos de descontração e confraternização com o povão, sempre que Reis visita regiões da periferia para entregar alguma obra. Contudo, a pesquisa Atlasintel/A TARDE mostrou que a desaprovação do afilhado de Neto pela maioria dos entrevistados está associada à percepção dos soteropolitanos de que a gestão municipal não tem atendido às expectativas dos soteropolitanos de menor renda, menor escolaridade e moradores de periferia.

DESRESPEITO

Na última semana circulou na internet e nas redes sociais um vídeo no qual o prefeito de Salvador, Bruno Reis, disse que não come reggae e é um “pivete do Calabar”. Com essa afirmação, Bruno desmoraliza os moradores do Calabar, que apesar de se tratar de um bairro de classe baixa, não tem pivete algum e sim muita gente trabalhadora. Pobre merece respeito prefeito!!!!

ENQUADRADA

A enquadrada da semana é dele de novo. Pedro Godinho, o juiz da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, havia metido o bedelho na formação das comissões temáticas da Câmara Municipal da capital. Recebeu um belo “puxão de orelha” da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia, que em alto e bom som que Judiciário, segundo orientação do STF, não deve se intrometer na interpretação de dispositivos do Regimento Interno do Legislativo. Segundo informações chegadas a esse Carrasco, a vida dele também não tem sido boa no TRE, que interrompeu o julgamento de seu impedimento de participar de processos das eleições de 2020, pois seu pai, além de filiado ao União Brasil, foi candidato derrotado no referido pleito. Quando estava para se mostrar uma apertada maioria acompanhando o voto do desembargador Marcos Ledo, que reconheceu o impedimento, Godinho, o juiz, começou a se defender e reclamar que não teria o direito de defesa assegurado. O julgamento foi interrompido para que o magistrado se defenda, porém com cobrança de celeridade por parte da Presidência do TRE, para quem o tribunal não deveria tá passando por um constrangimento desses.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS