Contação de histórias tem inscrições abertas

Publicado domingo, 30 de janeiro de 2022 às 06:00 h | Atualizado em 29/01/2022, 20:08 | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

Contação de histórias tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso de formação de contadores de história, na Associação Viva e Deixe Viver (Viva), com o objetivo de contribuir com o êxito no tratamento de pacientes de 85 hospitais do país, em iniciativa aprovada pelos médicos, devido ao apoio prestado em momento de fragilidade enfrentado pelos pacientes.

Já chega a 1,3 mil voluntários o número de integrantes das equipes do trabalho desenvolvido nacionalmente, com a maior parte do treinamento por ensino a distancia, em razão das medidas cautelares relacionadas ao contexto de contágio pela sars-cov-2, agora mais transmissível com a cepa ômicron.

São dez módulos no total, com 42 horas, sendo os sete primeiros totalmente em formato digital e três com a presença dos novos contadores de história nos hospitais, embora deva ser avaliada esta estratégia pedagógica, a depender da expansão ou não da infecção, como forma de preservar pacientes e alunos.

- A atividade de contação de história tornou-se ainda mais importante para o núcleo familiar, bem como no ambiente educacional", afirma o organizador do curso, Valdir Cimino, da Associação Viva e Deixe Viver (Viva), 

Além do ambiente hospitalar, com segurança necessária, os voluntários também atuam no Viva ON, uma plataforma para contação de histórias online. Ao final do curso, cada voluntário recebe certificado e escolhe onde irá atuar, a partir da escolha de um dos hospitais parceiros da Viva.

O mercado de trabalho para contadores de histórias tem crescido, não apenas para entreter pacientes nos hospitais, mas em instituições as mais diversas, visando enfrentar a realidade, nem sempre possível de ser vencida, em seus aspectos mais difíceis de aceitar.

Sesi atualiza cuidados

O aumento de casos da variante ômicron mobilizou o Serviço Social da Indústria (Sesi) a atualizar seu guia para prevenção da Covid-19, que ganhou novos itens para reduzir o tempo de isolamento em até 10 dias, como forma de recuperar a força de trabalho no menor período. O documento orienta como se deve agir na gestão de casos suspeitos, confirmados e de pessoas em contato com infectados, enfatizando a dose de reforço como estratégia para alcançar a imunidade coletiva com maior defesa por anticorpos.

- O esquema vacinal completo, duas doses ou dose única e a dose de reforço, demonstrou redução da gravidade dos casos, mas não impede a infecção e o desenvolvimento da Covid-19”, alerta o diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi. 

Solidariedade europeia

Uma comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento,  irá se reunir com o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybáñez, e representantes da Rede Cáritas, nesta segunda-feira, às 14h30, no Centro Administrativo da Prefeitura, em Ilhéus, para discutir as ações de resposta emergencial para pessoas afetadas pelas enchentes na Bahia e em Minas Gerais, com recursos dos fundos emergenciais mobilizados pela Comissão Europeia. 

POUCAS & BOAS

A 26ª Corrida Rústica de Lençóis movimenta a cidade da Chapada Diamantina hoje, com largada às 8h no entroncamento da BR 242 e chegada em frente da Igreja de Nosso Senhor dos Passos. Com percurso de 12 km o evento é organizado pela Secretaria municipal de Esporte e Lazer com apoio da Policia Militar e demais secretarias do município. 

Em Juazeiro a primeira etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas Velho Chico acontece hoje entre a Colina do Rio e a Kaiakeria Arca Sport, em trajeto de 3,5 km. Com 150 participantes inscritos o evento conta com uma série de medidas de precaução, já que o rio está com uma vazão de 4.000 m³/s neste trecho do São Francisco. O circuito termina em setembro depois de uma série de etapas nos municípios da região do Vale do São Francisco, com organização da Arca Sport, apoio da secretaria municipal der Cultura, Turismo e Esportes, além do suporte da Marinha do Brasil.

Publicações relacionadas