Dívida eleitoral | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Dívida eleitoral

Campanha de Zé Ronaldo ao governo da Bahia tem mais de R$ 1 milhão em notas fiscais vencidas

Publicado quarta-feira, 11 de maio de 2022 às 06:05 h | Atualizado em 12/05/2022, 17:24 | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
Padrinho da candidatura, ACM Neto não está “nem aí”, preferindo o discurso de que “não é comigo não”
Padrinho da candidatura, ACM Neto não está “nem aí”, preferindo o discurso de que “não é comigo não” -

Mais de R$ 1 milhão em notas fiscais vencidas da campanha de Zé Ronaldo ao governo da Bahia na eleição de 2018 constam da prestação de contas do então Democratas à Justiça Eleitoral. O padrinho da candidatura, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, não está “nem aí”, preferindo o discurso de que “não é comigo não”. Mesmo quando presidia o partido, o neto de ACM, o velho, não deu muita importância ao exemplo do avô, que jamais deixou de pagar as dívidas de campanha da agremiação que liderava. Vítimas do prejuízo causado por “Netinho Malvadeza”, empresários e profissionais de comunicação querem saber da Justiça Eleitoral se é lícito prestar contas com notas fiscais que não foram quitadas. Outra pergunta que não quer calar: como sucessor da dívida por causa da fusão, o União Brasil não sofre nenhuma punição? Vale ressaltar que ACM, o neto, [ainda] é pré-candidato a governador, o que políticos experientes e ex-aliados acham do qual ele irá desistir, considerando o crescimento exponencial dos concorrentes Jeronimo Rodrigues e João Roma, o que seria indicado por pesquisas de consumo interno encomendadas pelo PL.

Prêmio de Jornalismo nos 50 anos do Sebrae

A comunicação massiva, quando praticada com a devida qualidade e compromisso com a sociedade civil, tem papel decisivo ao impulsionar a economia, como bem demonstram as notícias de referência sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

Tomando este pressuposto como verdadeiro, o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo teve suas inscrições abertas para reportagens veiculadas nos diferentes tipos de mídia ocupados pelos profissionais da Imprensa brasileira, incluindo as plataformas digitais.

Esta edição marca o cinquentenário do Sebrae, reforçando a importância do reconhecimento ao papel fundamental da informação fidedigna para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas empresas de menor porte.

Trata-se a distinção aos jornalistas como uma boa oportunidade de enfrentamento a robôs e algoritmos, em contribuição à reinvenção da atividade em busca de derrotar a disseminação de conteúdos falsos (fake news).

Tema - O tema central desta edição do cobiçado prêmio é “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”, considerando responderem as micro e pequenas empresas por 99% dos negócios brasileiros, representando mais de 55% dos empregos formais.

Para se ter uma ideia da força deste segmento, chega a 30% a fatia correspondente ao Produto Interno Bruto (PIB), concentrando durante o auge da pandemia, 98% das novas empresas e 78% das contratações.

As inscrições são aceitas no site www.premiosebraejornalismo.com.br, concorrendo reportagens veiculadas de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022, bem como podcasts e vídeos.

Mês da adoção

Na Bahia, há um total de 986 crianças e adolescentes morando em casas de acolhimento e o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) reconhece a importância da adoção e do apadrinhamento. Por isso, durante o mês de maio – conhecido como mês da adoção – promove a campanha Seja Ponte. O objetivo é incentivar a iniciativa – tanto do apadrinhamento quanto da adoção. O primeiro é direcionado para crianças e adolescentes que não têm mais pretendentes, que já foram esgotadas as possibilidades de adoção, conforme explica a Juíza Sandra Magali, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus. Geralmente, são menores acima de oito anos. Quem deseja se tornar um padrinho e mudar a vida de uma criança/adolescente, deve procurar a Vara da Infância e Juventude.

Parceria educacional

O projeto fins lucrativos Cores Hub Educacional oficializou segunda-feira mais uma parceria para o desenvolvimento socioeducacional de estudantes de baixo poder aquisitivo. O projeto conecta escolas públicas e particulares de Salvador, destinando bolsas de estudos em instituições privadas para estudantes da rede pública, com alta performance acadêmica. Firmada na última segunda-feira, a nova parceria concedeu a dois alunos do 9º ano bolsas integrais para estudar no Villa Global Education. Além das bolsas, o projeto garante vale alimentação, vale transporte, material didático e fardamento.

Publicações relacionadas