Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 11 de maio de 2022 às 6:05 h • Atualizada em 12/05/2022 às 17:24 | Autor:

Dívida eleitoral

Campanha de Zé Ronaldo ao governo da Bahia tem mais de R$ 1 milhão em notas fiscais vencidas

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Padrinho da candidatura, ACM Neto não está “nem aí”, preferindo o discurso de que “não é comigo não”
Padrinho da candidatura, ACM Neto não está “nem aí”, preferindo o discurso de que “não é comigo não” -

Mais de R$ 1 milhão em notas fiscais vencidas da campanha de Zé Ronaldo ao governo da Bahia na eleição de 2018 constam da prestação de contas do então Democratas à Justiça Eleitoral. O padrinho da candidatura, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, não está “nem aí”, preferindo o discurso de que “não é comigo não”. Mesmo quando presidia o partido, o neto de ACM, o velho, não deu muita importância ao exemplo do avô, que jamais deixou de pagar as dívidas de campanha da agremiação que liderava. Vítimas do prejuízo causado por “Netinho Malvadeza”, empresários e profissionais de comunicação querem saber da Justiça Eleitoral se é lícito prestar contas com notas fiscais que não foram quitadas. Outra pergunta que não quer calar: como sucessor da dívida por causa da fusão, o União Brasil não sofre nenhuma punição? Vale ressaltar que ACM, o neto, [ainda] é pré-candidato a governador, o que políticos experientes e ex-aliados acham do qual ele irá desistir, considerando o crescimento exponencial dos concorrentes Jeronimo Rodrigues e João Roma, o que seria indicado por pesquisas de consumo interno encomendadas pelo PL.

Prêmio de Jornalismo nos 50 anos do Sebrae

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A comunicação massiva, quando praticada com a devida qualidade e compromisso com a sociedade civil, tem papel decisivo ao impulsionar a economia, como bem demonstram as notícias de referência sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

Tomando este pressuposto como verdadeiro, o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo teve suas inscrições abertas para reportagens veiculadas nos diferentes tipos de mídia ocupados pelos profissionais da Imprensa brasileira, incluindo as plataformas digitais.

Esta edição marca o cinquentenário do Sebrae, reforçando a importância do reconhecimento ao papel fundamental da informação fidedigna para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas empresas de menor porte.

Trata-se a distinção aos jornalistas como uma boa oportunidade de enfrentamento a robôs e algoritmos, em contribuição à reinvenção da atividade em busca de derrotar a disseminação de conteúdos falsos (fake news).

Tema - O tema central desta edição do cobiçado prêmio é “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”, considerando responderem as micro e pequenas empresas por 99% dos negócios brasileiros, representando mais de 55% dos empregos formais.

Para se ter uma ideia da força deste segmento, chega a 30% a fatia correspondente ao Produto Interno Bruto (PIB), concentrando durante o auge da pandemia, 98% das novas empresas e 78% das contratações.

As inscrições são aceitas no site www.premiosebraejornalismo.com.br, concorrendo reportagens veiculadas de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022, bem como podcasts e vídeos.

Mês da adoção

Na Bahia, há um total de 986 crianças e adolescentes morando em casas de acolhimento e o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) reconhece a importância da adoção e do apadrinhamento. Por isso, durante o mês de maio – conhecido como mês da adoção – promove a campanha Seja Ponte. O objetivo é incentivar a iniciativa – tanto do apadrinhamento quanto da adoção. O primeiro é direcionado para crianças e adolescentes que não têm mais pretendentes, que já foram esgotadas as possibilidades de adoção, conforme explica a Juíza Sandra Magali, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus. Geralmente, são menores acima de oito anos. Quem deseja se tornar um padrinho e mudar a vida de uma criança/adolescente, deve procurar a Vara da Infância e Juventude.

Parceria educacional

O projeto fins lucrativos Cores Hub Educacional oficializou segunda-feira mais uma parceria para o desenvolvimento socioeducacional de estudantes de baixo poder aquisitivo. O projeto conecta escolas públicas e particulares de Salvador, destinando bolsas de estudos em instituições privadas para estudantes da rede pública, com alta performance acadêmica. Firmada na última segunda-feira, a nova parceria concedeu a dois alunos do 9º ano bolsas integrais para estudar no Villa Global Education. Além das bolsas, o projeto garante vale alimentação, vale transporte, material didático e fardamento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco