Projeto Cuidar busca prevenir desastres
Confira a coluna Tempo Presente desta quinta-feira, 29
Prevenir em vez de remediar é um bom conselho, levado a sério pelos moradores das comunidades de Vila Cachoeira, em Ilhéus, e de Cajazeiras, em Dário Meira.
O projeto Cuidar: Comunidades Unidas pela Prevenção de Desastres, lançado nos dois municípios, visa evitar os efeitos das mudanças climáticas, a cada dia mais evidentes e assustadores.
Como primeira ação, foi plantada uma muda de árvore, um ipê amarelo, para começar a recuperação da mata ciliar da Vila Cachoeira, próxima ao grande pé de tamarindo da Rua Beira Rio, número 1.
A atividade foi acompanhada por representantes da Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Nordeste 3, entidades relacionadas ao projeto financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
– Os efeitos das cheias abruptas de rios são minimizados quando a mata ciliar, ou a vegetação da margem, está preservada, cenário raro devido à degradação provocada por grandes empreendimentos sobre os nossos biomas – explica Lucas D’Ávila, assessor nacional ligado à área de Meio Ambiente (Magre) da Cáritas Brasileira.
Para Lucas D’Ávila, o plantio "simboliza o desejo comum da comunidades de cuidarem de seu entorno como forma de reduzir os efeitos das alterações climáticas, ocorridas há dois anos na Bahia”.
Outras mudas serão plantadas em abril, após mapeamento e análise de solo realizado pela Ambientar Engenharia Jr., empresa júnior da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
Serão mais de 60 mudas de espécies frutíferas doadas pela Ambientar e pela CVR Costa do Cacau - Gerenciamento de Resíduos, a serem cultivadas na margem do rio Cachoeira.
Feira da Mariquita de volta
A próxima feira de variedades, com objetivo de ajudar desempregados, aposentados e enfermos, começa hoje e segue até domingo, das 16 às 22 horas, no Largo da Mariquita, Rio Vermelho.
A entidade responsável pela promoção é a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (Aceb), com a expectativa de oferecer produtos de qualidade a preços atrativos.
A ideia, para este ano, é tentar organizar o calendário de feiras, além de promover meios de capacitar os empreendedores a confeccionar produtos capazes de interessar a clientela.