Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE

TEMPO PRESENTE

Projeto Mares salva corais em Vera Cruz

Confira a coluna Tempo Presente

*REDAÇÃO, COM PAULO LEANDRO E MIRIAM HERMES
Por *REDAÇÃO, COM PAULO LEANDRO E MIRIAM HERMES
Projeto Mares começou a etapa prática do Curso Técnico de Restauração de Corais
Projeto Mares começou a etapa prática do Curso Técnico de Restauração de Corais - Foto: Divulgação/Astramab

O Projeto Mares começou a etapa prática do Curso Técnico de Restauração de Corais, após a conclusão dos módulos teóricos da formação, visando a atividade programada para a área de Proteção Ambiental (APA) do Recife das Pinaúnas.

Os participantes começaram a produzir as primeiras mil sementeiras previstas para o cultivo de colônias de Millepora alcicornis antes de serem implantadas na reserva marinha localizada em Vera Cruz.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Além das sementeiras, foram confeccionadas 40 mesas para funcionar como berçários marinhos, seguindo o planejamento de confecção da estrutura.

A produção utiliza material proveniente da remoção de cerca de 110 quilos de organismos bioinvasores, o equivalente a 1.163 colônias, retirados pela equipe científica do projeto em três áreas da ilha.

O início da prática marca um momento decisivo na formação dos novos restauradores, que passam a compreender o ciclo completo da recuperação dos recifes, afirma o coordenador científico do Projeto Mares, Ricardo Miranda.

A estratégia transforma um passivo ambiental em estruturas de restauração, reconstruindo habitat em desequilíbrio no Recife das Pinaúnas, agora com boas chances de superar as adversidades biológicas.

Entre os alunos, a bióloga Marina Nóbrega destaca a oportunidade de vivenciar a conservação marinha de forma direta, enquanto o mergulhador Weslley Xavier ressalta a satisfação de ver o trabalho teórico ganhar forma.

Com carga de 96 horas, o curso é iniciativa da Organização Socioambientalista Pro-Mar, com parceria da Petrobras, a fim de preparar os participantes para atuar na restauração ativa de recifes de coral na Baía de Todos-os-Santos.

ABRE ASPAS

“Flávio [Bolsonaro] é hoje a pessoa que pode parar Lula e liderar uma verdadeira mudança para todos os brasileiros. Eu confio plenamente nele, que é filho de um amigo”

JAVIER MILEI, presidente da Argentina, em discurso na convenção que confirmou nome de Flávio Bolsonaro (PL) na corrida presidencial brasileira.

MBA em Turismo Religioso

A Universidade Católica do Salvador (UCSal) inova, ao lançar o MBA em Turismo Religioso, pioneiro no País. Coordenado pelo padre Manoel Oliveira Filho e pelo professor Daniel Aguirre, o curso de pós-graduação lato sensu foi apresentado na ExpoCatólica, em São Paulo, focado em capacitar gestores para o desenvolvimento de destinos sagrados. A iniciativa projeta a Bahia como polo estratégico, impulsionada por ícones como Santa Dulce dos Pobres e os terreiros do Recôncavo. Trata-se de uma ferramenta crucial para alavancar o patrimônio cultural e a fé como motores de desenvolvimento humano e econômico.

Leia Também:

SE LIGA NA DICA!

Filme de suspense no TOP 10 da Netflix para ver neste domingo (26/07)
Filme de suspense no TOP 10 da Netflix para ver neste domingo (26/07) imagem

COMPRA ONLINE

Sem taxa das blusinhas, compras internacionais disparam 118% no Brasil
Sem taxa das blusinhas, compras internacionais disparam 118% no Brasil imagem

ELEIÇÕES

Quem são os candidatos ao governo da Bahia? Veja os perfis completos
Quem são os candidatos ao governo da Bahia? Veja os perfis completos imagem

POUCAS & BOAS

  • O Dia Municipal da Capoeira é marcado, hoje, por homenagens em Luís Eduardo Magalhães, com evento a partir das 17h, na Concha Acústica da Praça dos Três Poderes. A programação deve reunir capoeiristas, mestres, alunos e a comunidade em geral para confraternizar a data e valorizar a cultura afro-brasileira. A manifestação é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
  • Padroeira da segunda maior cidade da Bahia em população, Nossa Senhora Sant’Ana é festejada, hoje, pela igreja católica com programação especial na Catedral Metropolitana de Feira de Santana. Depois de nove dias de preparativos preliminares, o domingo é aberto com alvorada festiva, às 5h, e missa, às 7h e 10h, presididas por dom Itamar Vian e dom Zanoni Demettino Castro, respectivamente. Antes do encerramento oficial dos festejos de 2026, tem procissão solene a partir das 16h.
  • A 18ª Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar de Santo Estevão terminará amanhã, após uma programação variada que movimenta a Praça 7 de Setembro, no centro da cidade desde sexta-feira. Realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santo Estevão, o evento tem, hoje, roda de conversa com empreendedores, apresentações culturais e encerramento com atrações musicais, como Tempero de Mulher, Beth Dias, Erick Gomes e Lis Braga. Vitrine para os produtos locais, a gastronomia típica tem lugar de destaque no evento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

conservação marinha Ecologia Marinha educação ambiental Projeto Mares Restauração de Corais sustentabilidade

Relacionadas

Mais lidas