Quilombolas atingidos terão apoio do Bahia

Publicado quarta-feira, 29 de dezembro de 2021 às 06:01 h | Atualizado em 28/12/2021, 22:57 | Autor: tempopresente@grupoatarde.com.br
OUVIR
O objetivo é prestar solidariedade às comunidades tradicionais, localizadas no sul, extremo sul e sudoeste do estado
O objetivo é prestar solidariedade às comunidades tradicionais, localizadas no sul, extremo sul e sudoeste do estado -

O Coletivo de Entidades Negras (CEN) uniu-se ao Esporte Clube Bahia e à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia para oferecer apoio às comunidades de áreas remanescentes de quilombos e indígenas afetadas pelas cheias.

O objetivo é prestar solidariedade às comunidades tradicionais, localizadas no Sul, Extremo-Sul e Sudoeste do Estado, considerando terem mais dificuldade de enfrentamento dos efeitos das enchentes, por conta do cotidiano marcado pela escassez de recursos. 

A ajuda pode ser em forma de donativos como gêneros alimentícios, produtos de higiene e utensílios de primeira necessidade, ou transferência bancária para conta administrada pelo CEN, via pix, banco Bradesco, pela chave do e-mail cenbrasil.comunicacao@gmail.com. 

– Todas as comunidades já certificadas pela Fundação Palmares estão na lista de apoio – afirmou Marcos Rezende, historiador e mestre em gestão e desenvolvimento social pela Universidade Federal da Bahia. 

Entre os municípios onde se localizam estas comunidades, estão Taperoá, Teolândia, Valença, Itanhém, Itambé, Itacaré e Wenceslau Guimarães, acrescentando-se também tribos e quilombos da Região Sudoeste, principalmente em Vitória da Conquista. 

Fundada na Bahia, o Coletivo de Entidades Negras está presente em mais 14 estados e já alcança parcerias em quatro outros países, atuando no combate ao racismo em todas as suas manifestações. 

A adesão de um clube de futebol, o Bahia, um dos mais populares do país, integra a estratégia de unir forças na sociedade civil com o objetivo de resistir ao avanço de propostas conservadoras de apologia a discriminação racial por parte de grupos supremacistas brancos.

Eu confesso que não me dei tempo para ver a agenda e nem rede social do presidente, nem de outras pessoas públicas. Estou concentrado aqui no trabalho, em salvar vidas humanas, em cuidar das pessoas

Rui Costa, governador, sobre a ausência do presidente Bolsonaro no estado diante do desastre das enchentes
 

Festival Lusoteropolitana

Salvador receberá a primeira edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico que reunirá produções do Brasil e de Portugal. 

Entre os dias  6 e 30 de janeiro, atividades presenciais e on-line integrarão a programação voltada ao público adulto e infantil. O festival conta com diversas ações artísticas e educativas que promovem a cena local e proporcionam um intercâmbio com a cultura lusitana. 

Todas as apresentações ocorrerão no Teatro Sesi Rio Vermelho. O projeto é assinado por Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro; João Guisande, da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador, com coprodução do Sesi e Sesc.

Crítica a reajuste 

O vice-presidente estadual do PSDB, Marcell Moraes, criticou o reajuste em quase 11% nas taxas municipais de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para o exercício de 2022. Entre os impostos estão a iluminação pública, multas, IPTU e outros tributos, de acordo com o decreto publicado no último dia 22. Moraes lamentou o que chamou de falta de sensibilidade com os moradores e comerciantes, já que a pandemia da Covid-19 reduziu as oportunidades no mercado de trabalho.

Lençóis de braços abertos

Solidário aos conterrâneos de dezenas de cidades severamente atingidas pelos efeitos dos temporais no Sul e no Sudoeste, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, prepara-se para receber um contingente maior de pessoas para a virada do ano. 

A projeção da prefeita Vanessa Senna é de chegarem até o dia 31 de dezembro, cerca de 12 mil visitantes, o mesmo número de moradores da cidade onde também vem chovendo incessantemente, embora sem registros de enchentes de grandes proporções. 

A prefeitura de Lençóis pediu à empresa terceirizada responsável pela limpeza pública a duplicação da quantidade de diaristas, considerando a possibilidade de confirmar-se a previsão de procura pelos rios e cachoeiras dos roteiros turísticos mundialmente admirados. 

– Cuidamos também das estradas de acesso porque a força das águas abriu crateras e ficamos de plantão para garantir a segurança dos visitantes – disse a prefeita Vanessa Senna. 

A expectativa de fluxo aumenta hoje com a suspensão dos temporais, caso se confirme a previsão divulgada pelo Serviço de Meteorologia, animando os visitantes a pegar a rodovia BR-242 e entrar no trevo para os 12 km de estrada até a sede do município.

Publicações relacionadas