Sesi lança programa de atenção à saúde
Confira a coluna Tempo Presente desta sexta-feira, 13

As margens de lucro podem ser reduzidas se a mão de obra faltar o serviço em busca de tratamento de doenças, resultando no lançamento do Programa Sesi Acolhe, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
O objetivo é o de criar meios de prevenção para trabalhadoras e trabalhadores, viabilizando um acompanhamento contínuo e a consequente redução nos indesejados afastamentos.
Chamado de Atenção Primária à Saúde, o modelo traduz opções de redução de despesas com a divulgação de táticas aprovadas de melhoria das condições de saúde da classe trabalhadora.
A hipertensão, alcançando hoje três entre cada dez pessoas adultas no Brasil; o diabete, em escalada crescente de diagnósticos no País; e a obesidade, atribuída a dietas hipercalóricas graças a alimentação precária estão entre as enfermidades possíveis de acompanhamento.
– A atenção do programa a essas condições crônicas é estratégica – afirma Luísa Lima, gerente de Promoção da Saúde do Sesi Bahia.
Dados de estudos – Segundo Luísa Lima, dados de estudos locais e nacionais mostram o enfrentamento de um contexto envolvendo riscos de complicações graves como infarto e AVC.
– Essas condições, quando não tratadas, também reduzem a disposição, concentração e produtividade no dia a dia das pessoas – detalha Luísa.
Os custos de plano de saúde coletivo, descontados nos holerites, podem também ser reduzidos, resta verificar como vão se sair os gestores do programa a fim de evitarem as filas, oferecendo acompanhamento regular e consultas médicas.
Temos uma expectativa, acompanhando os últimos seis meses, (...) de chegarmos à menor taxa de desmatamento na Amazônia da série histórica se continuarmos com esses esforços
Pagamento de RPVs
Boa notícia para quem esperou anos por um direito reconhecido. O Conselho da Justiça Federal liberou recursos para o pagamento das RPVs na 1ª Região, que inclui a Bahia e outros estados do Norte e Nordeste.
São 108 mil processos, com 146.866 beneficiários — em sua maioria idosos — que buscam revisões de aposentadorias, auxílios e pensões. O total previsto chega a R$ 941 milhões, embora não haja detalhamento por estado.
Mais que cifras, trata-se de dignidade enfim cumprida por decisão judicial e de alívio para famílias que dependem desses valores.
POUCAS & BOAS
- O Decreto nº 16.702 instituindo o Programa de Incentivo à Educação Inclusiva (Itabuna Inclui), foi publicado na edição de ontem no Diário Oficial do Município. Destinada ao fomento da formação profissional de estudantes de nível superior através de estágio supervisionado, a iniciativa tem atuação voltada ao apoio à rede municipal de ensino. Com gestão da Secretaria de Educação, dentre outros impactos deverá fortalecer as ações de apoio escolar.
- Na zona rural de Alagoinhas ainda repercutem as ações de consolidação do projeto para análise do solo, com entrega de sementes de melancia, duas bombas submersas e dois maniveiros para a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Economia Solidária do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas (Coopama) e Acafaribe. A iniciativa visa a melhoria da segurança, bem como viabiliza o escoamento da produção para os mercados consumidores. A coordenação é da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA).
- ‘Sistemas produtivos para restauração de paisagens florestais’, curso disponibilizado gratuitamente e 100% online, encerra as inscrições hoje. A iniciativa é voltada a profissionais que atuam com restauração e uso sustentável da terra na região do Corredor Central da Mata Atlântica, que abrange o Espírito Santo e o sul da Bahia até Salvador. O curso integra o projeto Iniciativa de Treinamento e Formação de Lideranças Ambientais, uma parceria entre o IPÊ e a Escola de Meio Ambiente da Universidade de Yale.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
