Simpósio vai debater verdade e liberdade
Confira a coluna Tempo Presente
A troca de muitas e muitas ideias, necessárias a um tema tão robusto como “Verdade e Liberdade de expressão”, é o convite de três das principais instituições baianas voltadas para a escrita e a produção de textos, reunidas em torno do III Simpósio de Jornalismo e Literatura, no próximo dia 12.
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a Academia de Letras da Bahia (ALB) e o Gabinete Português de Leitura anteciparam com exclusividade para a Tempo Presente a apetitosa programação de um encontro com esta proposta, unindo aspectos próprios da melhor filosofia, ao dialogar sobre o conceito de “verdade”, junto ao valor inestimável da “liberdade”.
Os organizadores afirmam tratar-se de destacar a importância do jornalismo e da literatura, como práticas em busca pela verdade, antagonizando com o momento atual de proliferação de conteúdos falsos em alta velocidade.
Estarão na alça de mira dos debatedores os equívocos proporcionados pelo abuso dos comandos das novas tecnologias, distantes das combinações éticas e dos deveres da moralidade.
A ABI vai receber, em sua sede, o encontro gratuito, voltado para profissionais e estudantes da área de Comunicação, com atividades das 8h30 às 18 horas.
O simpósio vai homenagear a jornalista Juliana Dal Piva; a designer e ativista Alessandra Sampaio, viúva do repórter Dom Philips, assassinado em emboscada quando estava a serviço; e o jornalista Flávio Costa.
Está confirmado para os debates o professor João Figueira, pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, em Portugal, autor de publicações diversas relacionando os valores da democracia à prática do jornalismo.
Racismo e saúde em debate
“Impactos do Racismo sobre a Saúde: Determinantes Históricos e Sociais” é o tema em debate, às 10 horas de hoje, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e no Youtube da instituição. O encontro é organizado e promovido pelo Centro Internacional de Estudo e Pesquisa da Saúde da População Negra e Indígena (CIEPNI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT). Embora o alcance e desdobramentos da problemática proposta exijam mais tempo de reflexão, a ideia é a de gerar interrogações capazes de semear novas abordagens da realidade.