Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 às 1:25 h | Autor:

Terreiro angola faz lavagem antirracista

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Terreiro angola faz lavagem antirracista
-

O Terreiro angola Nzo Mutá Lombô ye Kayongo, alvo recente de pichações, convoca pessoas de todas as religiões para participar da primeira Lavagem da sujeira dos racistas religiosos, dia 28 de janeiro, às 9 da manhã.

O ato público de repúdio aos racistas está marcado para a encruzilhada das ruas Juscelino Kubitschek com a Geraldo Brasil, nas Cajazeiras XI, onde ocorreu o atentado, quatro dias antes da celebração anual contra a intolerância.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com a nota de convocação, estão convidados irmãs e irmãos de axé, povos de terreiro, lideranças espirituais, comunidades tradicionais, movimentos sociais e toda a sociedade comprometida com o respeito à diversidade religiosa.

O clamor pelo fim da impunidade parte de duas premissas validadas pelos frequentadores de mais um terreiro agredido: Toda fé é sagrada; racismo religioso é crime.

- Vamos pra cima, as polícias civil e militar estão nos dando todo apoio, a perícia já esteve aqui e estamos acreditando que desta vez, o agressor será punido”, afirma o líder Tatetu dya Nkisi, correspondente à função de zelador de orisà.

Oração - A caminhada termina com a lavagem simbólica da entrada do espaço sagrado do terreiro vilipendiado, seguindo uma oração proposta pela nota de convocação:

- Que nossa presença coletiva lave não apenas o chão, mas também a intolerância que insiste em nos ferir.

O episódio de violência fecha em 300 o número de denúncias deste tipo de agressão entre as mais de 800 registradas na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia (Decrin).

Abre aspas

“O cinema brasileiro brilhando! Muito feliz com a notícia do ‘O Agente Secreto’ com 4 indicações ao Oscar, ‘Sonhos de Trem’ concorrendo com um brasileiro em melhor fotografia”.

Margareth Menezes, ministra da Cultura, celebrando a indicação de filmes brasileiros ao Oscar

Museu no shopping

O Museu Geológico da Bahia, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, montou uma exposição, Pequeno Explorador, para sair em busca de crianças e jovens com interesse no universo da geologia. Em vez de apenas esperar pelo público infanto-juvenil, no auge das férias escolares, o estabelecimento uniu-se ao Shopping Center Lapa, para promover a mostra, na Praça de Eventos, piso L1, até dia 31, das 11 às 19 horas. A ideia é fazer da programação de recesso uma oportunidade de investir em experiência educativa e interativa envolvendo as crianças e seus familiares, valendo combinar com os colegas a visita coletiva.

POUCAS & BOAS

  • O encontro com a Cadeia Produtiva do Cacau, que acontece hoje na Associação PPR da Cruzinha, em Almadina, abre a programação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) de reuniões com as cadeias produtivas agropecuárias do estado. Com início às 9h30, o evento tem parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM). Já a Cadeia Produtiva do Café no Extremo Sul da Bahia será discutida no dia 27 de janeiro, às 9h30, na Câmara de Vereadores de Itamaraju.
  • Na Vila Panambi, zona rural de Formosa do Rio Preto, ainda repercute a assinatura do termo de implantação da Escola Cooperativa Chapadão que passa a partir deste ano a ser administrada com recursos do Governo do Estado da Bahia. Inaugurada em 1994 na localidade distante 150 km da sede municipal, a escola foi mantida com recursos dos próprios produtores rurais da região e suporte estrutural e pedagógico do governo do Tocantins até 2022, quando foi definido o limite territorial entre os dois estados, ficando a Vila no lado da Bahia.
  • Denominado Xuma Gomes (em memória) em Barreiras está aberto até o final deste mês o Aviso de Chamamento Público nº 002/2026, para credenciamento de pessoas físicas e jurídicas especializadas para a seleção de apresentações musicais destinadas a compor o calendário cultural e turístico do município. O objetivo é incentivar as manifestações culturais através da contratação de serviços artísticos de músicos e grupos locais e regionais. As apresentações selecionadas deverão integrar os eventos realizados em datas especiais.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco