Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 às 3:22 h | Autor:

Valença quer volta da coleta de sangue

Confira a coluna Tempo Presente desta quarta-feira, 11

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Valença quer volta da coleta de sangue
-

A direção da Santa Casa de Misericórdia, de Valença, no baixo sul, defende a reabertura da unidade de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), levando em conta o risco de faltar sangue para atendimentos emergenciais de pacientes das cidades da região.

Na argumentação enviada em ofício, o diretor-geral da instituição, Marcos Antônio Silva, analisa o contexto de um ponto de vista de saúde pública, evitando, assim, a redução do problema a um desafio operacional.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O estresse contínuo por repor estoques de sangue já é difícil em Salvador, levando em conta os apelos contínuos por doação, para os valencianos e munícipes vizinhos torna-se uma missão árdua a cada raiar de um novo dia.

O abastecimento se mantém modo gangorra, dias sim, dias não, pois as dificuldades de transporte, custos e logística têm reduzido as oportunidades de viagem para quem quer manter o hábito solidário da doação de sangue.

Outro fator preocupante é a baixa adesão dos doadores e familiares de pacientes ao deslocamento até Santo Antônio de Jesus para realizar doações: a volta da coleta em Valência é a única solução viável, segundo a Santa Casa.

- A instituição se coloca, inclusive, à disposição para colaborar na viabilização de parte da equipe necessária ao funcionamento da unidade, reforçando nosso compromisso com a saúde pública e com a construção de soluções conjuntas", disse o diretor geral, Marcos Antônio Silva.

A tensão pode diminuir, se a Hemoba enviar um Hemóvel (veículo equipado para coleta), ao menos uma vez no mês, além do fornecimento de componentes necessários para o trabalho.

Nós temos 1% da população como uma grande parcela da riqueza (…) Mas quando fala sobre renda, há uma reação grande de muita gente poderosa, dizendo que isso vai destruir a economia
Luiz Marinho, ministro do Trabalho, sobre reações dos mais ricos a políticas de cunho social

Regata Salvador-Ilhéus

Com mais de um ano de planejamento, a Regata Salvador–Ilhéus projeta uma edição histórica ao celebrar 30 anos entre 25 e 27 de fevereiro de 2027.

São 110 milhas náuticas ligando duas cidades marcadas pelo tempo e pela cultura: Salvador, aos 476 anos, e Ilhéus, às portas dos 491. A travessia inaugura a contagem para os 500 anos ilheenses, em 2034, evocando memórias literárias e laços históricos.

Mais que esporte, o evento simboliza integração cultural, tradição marítima e celebração da identidade baiana, onde técnica, beleza e história navegam juntas.

POUCAS & BOAS

  • Uma homenagem à foliã do Bloco Recordar é Viver, Magali Almeida (em memória), será a temática do segundo Grito de Carnaval na praça Landulfo Alves, no Centro Histórico de Barreiras, que acontece hoje a partir das 21h. Com animação do cantor e compositor Bosco Fernandes, a festa terá participação também da banda Só Metais. Ainda em Barreiras será realizada a partir das 8h30 desta quarta-feira uma Blitz Educativa nas imediações da praça Castro Alves, com foco na prevenção de doenças transmissíveis no carnaval.
  • O Programa de Transferência de Tecnologia para o Pequeno Produtor através da Irrigação Localizada ganhou mais um impulso com a distribuição de kits de irrigação nas comunidades de Puçazeiro, no município de Correntina, e de Pedras em São Desidério. A iniciativa é da Associação de Agricultores e Irrigantes (Aiba), através do Instituto Aiba (IAiba) com parceria do Instituto SLC, e incentiva a adoção de tecnologias de irrigação eficiente, assistência técnica continuada e orientação para o uso sustentável dos recursos naturais.
  • Com oito anos de atuação, a Clínica de Direitos Humanos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (CDH/Uesb) foi habilitada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos para realizar uma sustentação oral sobre ‘A democracia é um direito humano?’. O tema será debatido em audiência pública, que ocorrerá em Brasília entre os dias 16 e 20 de março, abrindo caminhos interpretativos sobre Direitos Humanos nas Américas. A ação faz parte do 187º Período Ordinário de Sessões da Corte.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco