LIBERADO
Decreto sobre desobrigação de máscaras na Bahia é publicado
Em alguns ambientes, o uso continua sendo obrigatório; em outros, recomendado
Por Da Redação
O decreto autorizando a flexibilização do uso das máscaras em ambientes fechados foi publicado na edição desta terça-feira, 12, do Diário Oficial do Estado. A utilização, entretanto, é condicionada ao respeito ao distanciamento social adequado e aos protocolos sanitários estabelecidos.
A obrigação do uso do acessório ainda permanecerá nas unidades de saúde e em algumas outras situações. Em escolas e universidades, seguem valendo os protocolos sanitários e a vacinação.
A liberação ocorreu devido à redução nos casos ativos e nas taxas hospitalares e também por conta do avanço da vacinação. A condição dada pelo próprio governador Rui Costa (PT) era que o estado registrasse menos de 1.000 casos ativos da Covid-19.
O equipamento continuará obrigatório em hospitais e demais unidades de saúde, como clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias; nos locais de atendimento ao público, pelos respectivos funcionários, servidores e colaboradores; no contato com pessoas comprovadamente contaminadas pela covid-19, mesmo que assintomáticas; no contato com indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios; ou com indivíduos que tenham tido contato com pessoas sintomáticas ou com confirmação da infecção pelo novo coronavírus.
A medida também recomenda a continuidade do uso da máscara em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; e para os públicos idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que essas pessoas estejam em dia em relação ao esquema vacinal contra a covid-19.
Para atendimento nos órgãos estaduais e acesso a eventos públicos ou privados em locais fechados, segue valendo o passaporte da vacina, como o comprovante fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes