Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > CULTURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MEMÓRIA E TRADIÇÃO

Campo Grande recebe programação especial do Baile da Primavera

Evento oferece concertos orquestrais, shows e homenagens a artistas nacionais

Júlio César Borges

Por Júlio César Borges

26/09/2025 - 14:35 h
Festival da Primavera
Festival da Primavera -

Com a intenção de resgatar a memória dos bailes que agitaram a capital baiana na década de 1950 e 60, Salvador recebe hoje e amanhã, mais uma edição do Baile da Primavera, realizado pelo Festival da Primavera 2025. Sediada na praça do Campo Grande, a programação oferece concertos orquestrais, shows e homenagens a artistas nacionais.

O evento, criado em 2023, nasceu, segundo a produtora Simone Carrera, do desejo de incluir na agenda cultural da cidade um evento que agradasse à terceira idade. A ideia, por sua vez, foi proposta pelo membro fundador da Academia de Letras e Artes de Salvador, Fred Dantas.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

As lembranças do baile não se mantêm vivas apenas nas músicas tocadas pelas orquestras, há um cuidado em dar forma às recordações por meio da ambientação. “Priorizamos a cenografia do palco, pista de dança ampla, figurinos das orquestras, apresentação de Eliana Pedroso, uma mestre-de-cerimônias elegante e carismática, convites aos principais nomes da dança local, presença de grupos de dança de salão, limpeza e manutenção dos banheiros durante todo o evento, segurança e conforto. Cada detalhe é planejado para que o morador da cidade viva uma experiência plena, positiva e memorável.” declara Carrera.

Cinco orquestras se apresentam nos dois dias de atividade. A escolha para os repertórios, conforme a produtora do evento, resulta em um passeio por diferentes ritmos e canções de todas as gerações. “A curadoria é colaborativa: as orquestras têm liberdade artística e os maestros conversam entre si para montar repertórios dançantes que se complementam”, esclarece.

Para esta edição, são esperadas cerca de duas mil pessoas. “O resgate dos bailes fortalece a cultura da dança de salão e amplia o reconhecimento da dança como prática cultural. O Baile une e fortalece essa grande comunidade de dança em Salvador, conectando gerações. Além disso, o evento valoriza nossas orquestras populares, que têm papel histórico na cultura da cidade”, conclui Carrera.

Programação- A abertura oficial acontece hoje, a partir das 17h. Em seguida, às 18h, a Orquestra Paulo Primo sobe ao palco, sob regência do maestro e pianista Paulo Primo. O repertório, que une músicas de Skank, Michael Jackson, além de uma homenagem a Elis Regina, foi pensado, segundo Primo, em resgatar o clima dos bailes de época.

A celebração aos 80 anos da cantora que marcou a MPB com as músicas Águas de Março e Como Nossos Pais, acontece por meio de um arranjo inédito da canção Vivendo e Aprendendo a Jogar, interpretada pelo jovem cantor de 14 anos, Luís Orlando. Nas palavras do maestro, “é uma forma de unir respeito à obra com inovação artística, celebrando sua importância na música brasileira”.

Liderada pelo maestro Ângelo Rafael, a Orquestra da Câmara de Salvador inicia a programação do sábado, a partir das 16h30. Na apresentação, estão incluídas músicas de artistas de prestígio, como Tom Jobim, Dorival Caymmi e Roberto Mendes. O cantor Tito Bahiense participa como convidado especial. Em seguida, às 17h45 Orquestra Fred Dantas executa um repertório que passeia entre as obras de Vivaldi, homenagem a Manuel Querino e reggae music.

No mesmo dia, às 19h, o maestro Zeca Freitas, conduz a Orquestra Zeca Freitas, em um concerto que mistura samba, bolero, cha-cha-cha, foxtrot e baladas românticas. O encerramento do baile fica por conta da Orquestra Sérgio Benutti, em um repertório que também mistura ritmos.

Festival da Primavera- O Baile da Primavera faz parte do Festival da Primavera realizado pela Prefeitura de Salvador. O festival, que teve início no dia 9 deste mês, segue com programação que oferece música, teatro, dança, literatura, artes visuais, exposições e atividades ao ar livre em diversas localidades da cidade até o dia 28 de setembro. Mais informações podem ser encontradas no site festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br.

Baile da Primavera

  • Largo do Campo Grande
  • 26 e 27 de setembro
  • Diversos horários
  • Gratuito
  • Campo Grande recebe programação especial do Baile da Primavera
    |
  • Festival da Primavera
    Festival da Primavera |

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Festival da Primavera Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Festival da Primavera
Play

É possível tocar em meteoritos na Bahia! Saiba onde viver experiência única

Festival da Primavera
Play

Salvador ganha novo espaço para grandes eventos com a inauguração da ARENA A TARDE

Festival da Primavera
Play

Lobão 'incendeia' a Concha com Rock em estado bruto e celebra 50 anos de carreira

Festival da Primavera
Play

VÍDEO: Fernanda Torres chega ao tapete vermelho do Globo de Ouro

x