Abertura da Bienal do Livro Bahia acontece nesta sexta | A TARDE
Atarde > Cultura > Literatura

Abertura da Bienal do Livro Bahia acontece nesta sexta

Ao todo, mais de 170 autores, personalidades e artistas marcam presença no evento

Publicado sexta-feira, 26 de abril de 2024 às 11:00 h | Atualizado em 26/04/2024, 13:17 | Autor: Da Redação
Neste ano, o tema do evento é “As Histórias que a Bahia Conta”
Neste ano, o tema do evento é “As Histórias que a Bahia Conta” -

A abertura da edição de 2024 da Bienal do Livro Bahia acontece nesta sexta-feira, 26, no Centro de Convenções Salvador. Neste ano, o tema do evento é “As Histórias que a Bahia Conta”, terá convidados baianos em todos os painéis de debates e seguirá até o dia 1º de maio.

>>> Dez mil vales-livro serão distribuídos na Bienal do Livro

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) marcou presença no evento, juntamente com os organizadores e as demais autoridades que o acompanharão. Representando os escritores, a solenidade contará também com a participação de Itamar Vieira Júnior, autor baiano vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio Oceanos.

Depois de retomar a sua periodicidade habitual em 2022, essa edição chega para consolidar o evento como um dos maiores encontros de cultura e literatura do Brasil e o principal da região Nordeste.

Na ocasião, Bruno Reis disse que, a partir de hoje, Salvador será palco dos principais escritores e de muitos leitores “que chegam aqui para irradiar a cultura”. “A gente sabe a importância do hábito da leitura. Queremos revelar na atualidade, como no passado, grandes poetas, como Ruy Barbosa, Gregório de Matos, Jorge Amado, entre outros”, pontuou.

“A Bienal vai estimular todo o potencial que nós temos. [...] Também estimula a economia da cidade. Vai atrair neste final de semana milhares de visitantes para Salvador, que virão aqui mergulhar no berço cultural que é nossa cidade. O objetivo da Bienal é estimular diversos fatores. Por isso é um evento tão importante para a nossa cidade”, enalteceu.

Imagem ilustrativa da imagem Abertura da Bienal do Livro Bahia acontece nesta sexta

Presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que também esteve no evento, destacou a força do evento: “As feiras literárias estão aumentando cada vez mais no Brasil inteiro, e a Bienal do Livro é a mãe das feiras literárias, é o primeiro grande evento literário do Brasil. Então eu fico muito satisfeito que ela tenha voltado e esteja com essa força toda, com a participação de muitos jovens, isso é algo muito importante. E também dos autores baianos, esse estande da Fundação é toda homenagem às editoras e autores baianos. Então isso é muito importante, que a gente tenha esse movimento na Bahia, em Salvador, principalmente, de livros sendo editados e publicados”, afirmou.

Um dos destaques da programação acontece na segunda-feira, 29, com uma roda de conversa, às 10h, com o tema “Identidade no corpo – abordagem da literatura negra nas criações de roupas e tecidos”, que discutirá as condições no cenário atual, propostas e ações desenvolvidas. A atração contará com a participação do diretor de criação da Katuka Africanidades, Renato Carneiro, da estilista Goya Lopes e do artista plástico Alberto Pita. No mesmo dia, às 14h, o destaque do Café Literário é a mesa 'As Imagens das Letras', mediada por Felipe Rêgo, gestor do SalCine.

Mais de 200 marcas expositoras já estão confirmadas, inclusive as quatro principais editoras do país: Companhia das Letras, HarperCollins Brasil, Rocco e Globo Livros, que levarão para os estandes seus principais títulos, lançamentos e ações especialmente pensadas para o público baiano.

Ao todo, serão mais de 170 autores, personalidades e artistas que produzirão mais de 100 horas de conteúdo para todos os públicos, em três diferentes espaços da programação cultural oficial: Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil. Entre os convidados estão autores internacionais, como Abdi Nazemian e Scholastique Mukasonga; alguns dos principais expoentes da literatura brasileira contemporânea, como Itamar Vieira Jr, Pedro Rhuas, Paula Pimenta, Socorro Acioli e Thalita Rebouças; além de celebridades como Daniela Mercury, Bruna Lombardi e Zélia Duncan.

Publicações relacionadas