REPERCUSSÃO
"Abriu caminho para mulheres", diz Ruy Castro sobre Nélida Piñon
Presidente da ABL, Merval Pereira, chamou Nélida de “maior escritora viva”
Por Da Redação

Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL), Nélida Piñon faleceu neste sábado, 17, aos 85 anos, em Portugal, onde morava. Sua morte foi lamentada por diversos nomes da literatura, sobretudo, colegas da ABL.
Ao GloboNews, o jornalista e escritor Ruy Castro lembrou o pioneirismo de Nélida e disse que ela "foi a primeira a assumir presidir a ABL e abriu caminho para todas as outras (mulheres)”. O autor, que a conhecia há mais de trinta anos, contou que a amiga “viveu pela literatura” e que a sua partida é “uma grande perda''. “Perdemos a pessoa, mas a obra continua".
O presidente da ABL, Merval Pereira, chamou Nélida de “maior escritora viva”. "É uma perda para a literatura brasileira. Era, provavelmente, a maior escritora viva. É uma perda para o país, para a cultura do país", disse ele, também em entrevista à GloboNews.
Para Godofredo de Oliveira Neto, escritor e também integrante da ABL, Nélida Piñon era uma potencial ganhadora do Nobel. "Perdemos o nosso Prêmio Nobel em potencial. Nélida deixa uma obra monumental, corajosa. Ela pensava seus romances do começo ao fim, e depois ensinava isso, as grandes questões do mundo estão na obra dela”, afirmou.
Nas redes sociais, outros amigos e admiradores, entre eles, a futura ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, também deixaram homenagens. Confira:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes