Autor baiano lança livro que discute homofobia na escola | A TARDE
Atarde > Cultura > Literatura

Autor baiano lança livro que discute homofobia na escola

A obra do professor Marcos Gondim será apresentada ao público nesta sexta-feira, 25

Publicado sexta-feira, 25 de março de 2022 às 12:39 h | Atualizado em 25/03/2022, 12:46 | Autor: Da Redação
Autor do livro, Marcos Gondim
Autor do livro, Marcos Gondim -

O livro “Professores Gays, quem se importa com eles?”é o novo trabalho do pesquisador e mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcos Gondim. A obra será apresentada ao público nesta sexta-feira, 25, a partir das 18h30, no Sebo Galaxias, localizado no Cine Metha Glauber Rocha (Praça Castro Alves, s/n, Centro).

Dia em que é celebrado nacionalmente o Orgulho Gay, o livro que é dividido em cinco capítulos, discorre sobre a infância e adolescência do autor, desafios, formação dos professores, identidade de gênero e sexual no âmbito escolar, e a luta dos movimentos de gays e lésbicas no Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem Autor baiano lança livro que discute homofobia na escola
  

O estudo autoetnográfico é parte da publicação da dissertação do mestrado do autor e se debruça sobre as situações vivenciadas por ele dentro de uma escola pública em Salvador, local onde trabalhou por 17 anos. 

A pesquisa tem o intuito de jogar luz sobre a existência de professores gays nas escolas e as várias formas de manifestação LGBTQIA+fobia enfrentadas cotidianamente por esse grupo de profissionais em seu lugar de trabalho, explica Marcos Gondim: “Eu me sentia incomodado por perceber que os ambientes escolares podiam reproduzir posturas discriminatórias nocivas para o convívio em sociedade”.

O livro está disponível para venda no link.

Publicações relacionadas