Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > cultura > LITERATURA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

5ª EDIÇÃO

Festa Literária de Praia do Forte começa com foco em diversidade

Evento teve início nesta quinta-feira, 16, e segue até o domingo, 19

Por Matheus Calmon*

16/05/2024 - 19:19 h
Imagem ilustrativa da imagem Festa Literária de Praia do Forte começa com foco em diversidade
-

A 5ª edição da Festa Literária Internacional de Praia do Forte (FLIPF) foi iniciada oficialmente no início da noite desta quinta-feira, 16. Entretanto, as atividades já acontecem desde o começo do dia.

>>> Livros de contos inspirados em Salvador são tema de bate-papo

O evento tem as atividades divididas em espaços como o Coreto, Palco Tamar, Ninho Flipf e Multiverso. Nesta edição, o tema é “Dentro do mar tem rio - narrativas e memórias percorridas pelas águas".

"O tema busca ressaltar um pouco dessa grande importância que tem as águas, tanto pela questão ambiental, como também pela questão humanitária e sentimental. A gente quer mostrar um pouco da presença da água, em suas diversas facetas, nos diversos ambientes, e também mostrar como a gente está conectado com outras cidades, com outros estados, outros países, através das águas", explica Vanessa Vieira, diretora geral da Festa, ao Portal A TARDE.

Para ela, ainda que existam fronteiras geopolíticas, as águas também começaram com diferentes povos, de diversas regiões.

"A gente sempre buscou criar uma diversidade de conteúdos e também de perfis que estejam falando para o público, de perfis de pessoas, de autores, de artistas, então, a gente chama tanto os mestres e conhecedores da palavra, como das diferentes artes, das diferentes versões, e a ideia é realmente poder abarcar os públicos variados, desde crianças, jovens, adultos, idosos, mas também de tribos diferentes. Desde a nossa primeira edição, a gente sempre focou muito nisso e era um pedido que eu sempre fiz aos curadores convidados".

Diferente das edições anteriores, foi necessário dispor de mais um dia para atender as escolas, tanto da região, como do estado. Até então, esta atenção era concentrada nas sextas-feiras das edições anteriores.

"A gente também faz uma seleção de 25 alunos do Colégio Estadual Alaor Coutinho, que é o que atinge essa região aqui do ensino médio. Então, todos os anos, alunos do terceiro ano que estão completando esse ciclo escolar, eles participam de uma seleção para fazerem estágio de produção cultural com a gente. Isso já acontece desde a primeira edição e a cada ano a gente vê uma presença e um interesse maior dos alunos. Isso é muito gratificante mesmo para a gente".

O evento segue até o domingo, 19. "A gente tem realmente uma variedade grande de programações para todos os públicos, é completamente gratuita para acesso ao público. Venham adquirir conhecimento, adquirir livros, compartilhar experiências com autores, com pessoas que gostam desse universo do livro, da palavra, das artes", convida Vanessa.

*De Praia do Forte.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Cultura Diversidade Educação literatura

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

“Flica é a mãe de todas as feiras literárias da Bahia”, diz curador

Play

Programação da Flipelô

Play

Felica: festa literária começa neste domingo de forma online e gratuita

Play

Festa Literária da Caramurê aborda o livro como instrumento de transformação

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA